Anúncios
Uma viagem do medo até a glória: após 26 anos pilotando no ar, o empresário André Borges de Freitas, 55, decidiu bater um recorde: dar a volta ao mundo de helicóptero.
“Era a sensação de estar pisando na lua”, disse o empresário, ao pousar em um iceberg – uma das muitas paisagens que André viu do alto.
Anúncios
André contou que teve a ideia uns dez anos atrás. E a concretizou em dezembro passado, quando comprou o helicóptero, um modelo canadense de R$ 7 milhões, que voou um total de 63 mil quilômetros em 350 horas de voo, passando por 35 países durante três meses e meio.
O empresário saiu do Brasil e passou por vários países da Europa, cruzou o estreito de Behring, chegou à ponta da América e, enfim, retornou ao Brasil. No caminho, passou por cinco desertos, rios, vilas, plantações, e ainda viveu a experiência de passar por um terremoto, na Rússia.
Anúncios
“Eu estava dormindo, 7h10 da manhã, e começou um barulhão tremendo tudo. Eu acho que acabou não morrendo ninguém, mas foi uma coisa assim, meio preocupante”, relatou.
A aventura foi toda controlada por uma empresa que cuidou dos vistos e alfândega, e monitorava quase todos os momentos do voo. Quase, porque em alguns momentos não havia posição de GPS.
A volta ao mundo de André não passou por todos os continentes. Ele precisava percorrer distâncias não muito longas para poder parar em aeroportos. Assim, completou o desafio em 106 dias, batendo o recorde anterior de 121 dias – que era do seu parceiro de voo, que deu a volta em 2017. Os documentos do percurso foram enviados para o livro dos recordes.
Fonte e foto: Fantástico