06 de junho, 2025

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Embraer recebe investimento de R$ 90 milhões da Finep para produzir ‘carro voador’

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A Embraer anunciou nesta terça-feira (3) que a Eve Air Mobility — empresa ligada à fabricante de aeronaves — conseguiu um investimento de até R$ 90 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão ligado ao governo federal, para desenvolvimento do ‘carro voador’ e promover inovações na aviação.

O investimento é chamado formalmente de subvenção econômica. Essa modalidade de apoio financeiro que a Embraer recebeu da Finep consiste na aplicação de recursos públicos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) diretamente em empresas, para compartilhar com elas os custos e riscos inerentes a tais atividades.

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Segundo a Embraer, a Eve foi selecionada em chamada pública da Finep para receber o aporte de até R$ 90 milhões. O valor deve ser destinado para pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias para o eVTOL, popularmente chamado de ‘carro voador’, e para ter uma aviação mais sustentável.

“Carro voador” da Embraer (Foto: Reprodução/TV Globo)

Para receber o valor de R$ 90 milhões do governo federal, a Embraer obrigatoriamente também deve fazer uma contrapartida, com um aporte de 101 milhões nos estudos. Com isso, o investimento total previsto para o projeto é de até R$ 191 milhões.

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A Finep é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil. Por meio de empréstimos e financiamentos, o órgão público apoia iniciativas na área da ciência, tecnologia e inovação.

A Embraer informou que essa é a primeira vez que a empresa recebe um apoio financeiro não reembolsável desse tipo.

Embraer recebe investimento de R$ 90 milhões da Finep para produzir ‘carro voador’ (Foto: Divulgação/Embraer)

Com o valor, o foco será o desenvolvimento do ecossistema digital da Eve, incluindo a construção do TechCare, que é um pacote integrado de soluções projetadas para aprimorar as operações de eVTOL, com serviços, suporte ao cliente e soluções operacionais inovadoras.

Os estudos incluem pesquisas e inovações para sistemas autônomos de voo, armazenamento avançado de energia, propulsão híbrido-elétrica e por hidrogênio, testes com combustível sustentável de aviação (SAF), redução de ruído, configurações eficientes de aeronaves, novos materiais e sistemas avançados de gerenciamento de tráfego, por exemplo.

Atualmente, a empresa está trabalhando na etapa de desenvolvimento do eVTOL, fazendo uma série de testes abrangentes com o protótipo para avaliar todos os aspectos da operação e desempenho da aeronave, desde as capacidades de voo até os recursos de segurança.

Com quase três mil encomendas, os eVTOLs da Embraer passam também por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil.

Protótipo de ‘carro voador’ em escala real foi divulgado pela Embraer (Foto: Divulgação/Eve Air Mobility)

Financiamento do BNDES

Em outubro de 2024, o Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 500 milhões para a Eve Air Mobility, ligada à Embraer, instalar a fábrica do ‘carro voador’ em Taubaté, no interior de São Paulo.

A estimativa da Eve é de que até 480 ‘carros voadores’ sejam produzidos por ano na fábrica de Taubaté. A empresa planeja fazer a produção de forma escalonada, em quatro fases, para acompanhar o crescimento do mercado.

A fábrica vai funcionar em uma unidade que já pertence à Embraer. A expectativa é que a entrega dos primeiros modelos de eVTOLs comece em 2027. Quando estiver operando com a capacidade máxima, a empresa deve contar com cerca de 1 mil funcionários.

Na época, em entrevista para a TV Vanguarda, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, disse que uma das condições para o financiamento para a Embraer foi a instalação da fábrica no Brasil.

“O acordo é: a fábrica fica em Taubaté, os empregos serão aí, é emprego de qualidade, de tecnologia, engenharia, é muito importante adensar esse Parque Tecnológico do Vale do Paraíba”, disse.

Em 2022, já havia sido aprovada uma linha de crédito de R$ 490 milhões para apoiar o programa de desenvolvimento do eVTOL da Eve. O novo acordo de financiamento é focado na estruturação da fábrica e foi estabelecido por meio de subcréditos de fontes nacionais e internacionais, incluindo os fundos em moeda estrangeira do banco. O prazo de quitação do financiamento é de 16 anos.

De acordo com a Embraer, ao todo, foram realizadas quase 3 mil encomendas de eVTOLs de pelo menos 30 clientes em 13 países, representando um potencial de US$ 14,5 bilhões em receita.

‘Carro voador’ da Embraer

Os carros voadores se assemelham, na estrutura, aos helicópteros, mas são feitos para viagens de curta distância, dentro de uma mesma cidade ou para cidades próximas. Outra característica comum dos eVTOLs é o motor elétrico. Os helicópteros são abastecidos com querosene ou gasolina. Também há diferenças nas asas, que podem ser fixas no carro voador, e no tipo de hélice.

Por enquanto, não há um regulamento específico para os “eVTOLs”, já que o modelo é novo na aviação. Portanto, de acordo com a Anac, os critérios de aeronavegabilidade usados para o “carro voador” da Embraer terão como base os requisitos contidos no Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC).

Fonte: G1

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