Anúncios
A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana responsável pelos eVTOLs da Embraer, informou nesta quarta-feira (17) que recebeu uma encomenda para entregar até 50 carros voadores para uma empresa do Japão.
Segundo a Embraer, a carta de intenção foi assinada pela empresa AirX, a maior empresa pública de serviço de fretamento de helicópteros do Japão.
Anúncios
A encomenda prevê 10 pedidos firmes de carros voadores, com direito de compra de outras 40 aeronaves eVTOLs (sigla para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”). O valor do negócio não foi revelado.
Além dos carros voadores, a empresa adquiriu serviços de tecnologia prestados pela Embraer na área de gerenciamento de tráfego aéreo.
Anúncios
Ainda segundo a Embraer, a AirX é pioneira em mobilidade aérea avançada no Japão e anunciou o lançamento do primeiro campo de testes de eVTOL em Tóquio.
Para a Embraer, a região Ásia-Pacífico é um mercado importante para negociações. Além do Japão, a empresa disse que tem trabalhado com operadores na Austrália, Índia e Coreia do Sul, entre outros locais.
Os carros voadores se assemelham, na estrutura, aos helicópteros, mas são feitos para viagens de curta distância, dentro de uma mesma cidade ou para cidades próximas. Outra característica comum dos eVTOLs é o motor elétrico. Os helicópteros são abastecidos com querosene ou gasolina. Também há diferenças nas asas, que podem ser fixas no carro voador, e no tipo de hélice – veja mais abaixo.
Conhecido como “carro voador”, o EVE-100, da Eve Air Mobility, será produzido em Taubaté (SP) e tem como objetivo tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.
Fonte: G1