26 de dezembro, 2024

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Embraer faz acordo para fornecer avião C-390 para as Forças Armadas da Suécia

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A Embraer anunciou, na noite deste sábado (9), que o C-390 Millennium foi selecionado como avião de transporte militar pela Suécia. O número de aeronaves previstas no acordo e o valor do contrato ainda não foram divulgados.

    Segundo a fabricante de aeronaves brasileira, a Suécia, país-membro da OTAN, escolheu a aeronave multimissão C-390 da Embraer para modernizar sua frota de transporte tático militar.

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    Além da Suécia, outros cinco países europeus já utilizam o cargueiro, como a Áustria, a República Tcheca, a Hungria, a Holanda e Portugal.

    Embraer faz acordo para fornecer avião C-390 para as Forças Armadas da Suécia. (Foto: Divulgação/ Embraer)

    O modelo é operado pela Força Aérea Brasileira desde 2019, e mais recentemente pela Defesa Portuguesa.

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    “Desde sua entrada em serviço com a Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, a frota em operação acumulou mais de 15.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria”, afirmou a Embraer.

    C-390 da Embraer — Foto: Embraer/Divulgação
    C-390 da Embraer (Foto: Embraer/Divulgação)

    Como é o cargueiro

    A aeronave C-390 é um projeto da FAB com a Embraer para produção de um avião de transporte militar tático que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.

    A Embraer oferece também a versão do cargueiro com reabastecimento em voo, como é o caso dos modelos entregues à Força Aérea Brasileira. Nestes casos, as aeronaves são batizadas como KC-390.

    C-390 da Embraer — Foto: Embraer/Divulgação
    C-390 da Embraer (Foto: Embraer/Divulgação)

    A aeronave foi usada, por exemplo, no resgate de brasileiros que deixaram Ucrânia após o início da guerra com a Rússia em 2022.

    O cargueiro começou a ser desenvolvido em 2009, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Ele foi projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.

    C-390 da Embraer (Foto: Embraer/Divulgação)

    Com turbinas a jato, o C-390 pode alcançar a velocidade de 850 km/h. Uma aeronave poderá decolar de Brasília e chegar sem escalas a qualquer capital brasileira com 23 toneladas de carga, sua capacidade máxima.

    O compartimento de carga tem 18,54 metros de comprimento, um pouco maior que uma quadra de vôlei. A largura é de 3,45 metros e a altura é de 2,95 metros. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas.

    Também poderão ser levados 80 soldados em uma configuração de transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe médica ou ainda contêineres, carros blindados e outros equipamentos.

    Cargueiro C-390, da Embraer (Foto: Embraer/Divulgação)

    Fonte: G1

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