Anúncios
A fabricante de aviões brasileira Embraer e a sueca Saab anunciaram nesta terça-feira (11) uma parceria para ofertar o cargueiro C-390 Millennium para a Força Aérea da Suécia.
O cargueiro é a maior aeronave já produzida no Brasil e principal produto da divisão de Defesa da fabricante brasileira. Além da Força Aérea Brasileira, a Embraer tem como clientes do cargueiro países como Portugal, Hungria e Holanda.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/6/x/Stm6EyQReemM9svK5uLw/c-390-3.jpg?quality=70&f=auto)
Como é o cargueiro?
A aeronave C-390 é um projeto da FAB com a Embraer para produção de um avião de transporte militar tático que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.
A Embraer oferece também a versão do cargueiro com reabastecimento em voo, como é o caso dos modelos entregues à Força Aérea Brasileira. Nestes casos, as aeronaves são batizadas como KC-390.
Anúncios
A aeronave foi usada, por exemplo, no resgate de brasileiros que deixaram Ucrânia após o início da guerra com a Rússia em 2022.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Z/E/ANR2KjQaKUGMi3fh0z0g/c-390-cockpit.jpg?quality=70&f=auto)
O cargueiro começou a ser desenvolvido em 2009, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Ele foi projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.
Com turbinas a jato, o C-390 pode alcançar a velocidade de 850 km/h. Uma aeronave poderá decolar de Brasília e chegar sem escalas a qualquer capital brasileira com 23 toneladas de carga, sua capacidade máxima.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/3/o/CZq6vCR9G0lZVw06Y9Tw/c-390-5.jpg?quality=70&f=auto)
O compartimento de carga tem 18,54 metros de comprimento, um pouco maior que uma quadra de vôlei. A largura é de 3,45 metros e a altura é de 2,95 metros. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas.
Também poderão ser levados 80 soldados em uma configuração de transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe médica ou ainda contêineres, carros blindados e outros equipamentos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/S/g/zPMBltRuKJxGAB2nX4UA/c-390-4.jpg?quality=70&f=auto)
O que prevê a parceria?
O acordo entre a Embraer e a Saab prevê o desenvolvimento de novos negócios e avanços na área de engenharia. As duas companhias irão trabalhar em parceria para posicionar o C-390 Millennium como a “solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia”.
Na cooperação, as empresas vão avaliar ainda a integração de equipamentos e sistemas da Saab no C-390. A parceria vai buscar também novas oportunidades de negócio, incluindo potenciais clientes para o Gripen, e estudos técnicos para futuros caças.
Embraer e Saab também já tem parceria na produção do caça sueco Gripen, que começou a ser operado pela Força Aérea Brasileira em 2022. Os quatro aviões operados fazem parte de um lote de 36 comprados em 2014.
Fonte: G1