Anúncios
A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram, nesta segunda-feira (19), que deram início aos estudos para atualizar e melhorar os caças A-29 Super Tucano.
O anúncio ocorreu durante a 54ª edição do Paris Air Show International, evento internacional de aviação que acontece na França. Em abril, a Embraer já havia anunciado o lançamento de uma nova versão da aeronave A-29 Super Tucano, para atender à demanda das forças aéreas de países da Europa.
Anúncios
Atualmente, a Força Aérea Brasileira possui uma frota de 60 aviões Super Tucano. Eles são usados em missões de treinamento, interceptação aérea e vigilância, além da esquadrilha da fumaça.
Entre as possíveis melhorias na aeronave, a Embraer destacou a atualização dos sistemas de navegação e comunicação, ampliação da capacidade de armamento e dos sensores de vigilância.
Anúncios
Além disso, a Embraer informou que novas demandas que forem apontadas pela FAB ao longo dos estudos podem ser trabalhadas pela fabricante, para aplicar as melhorias necessárias, sem impactar o baixo custo operacional.
Super Tucano
A Super Tucano é um caça de ataque leve, que tem reconhecimento armado e treinamento avançado. O caça é considerado pelo mercado como uma aeronave versátil, podendo ser utilizada em missões de ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contrainsurgência.
Os pontos tecnológicos são destaque do caça, que é equipado com vários sensores e armas de ponta, incluindo um sistema infravermelho com designador a laser, óculos de visão noturna, comunicações de voz seguras e um pacote de link de dados.
Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a aeronave foi selecionada por mais de 15 países para ser usada na força aérea, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
Fonte: G1