Anúncios
A Embraer, fabricante de aeronaves, anunciou neste domingo (15) que concluiu os testes de voo com combustível de aviação 100% sustentável.
De acordo com a empresa, os testes foram classificados como ‘um sucesso’ e foram realizados nas instalações da Embraer em Melbourne, nos Estados Unidos, nas aeronaves modelos Phenom 300E e Praetor 600.
Anúncios
Segundo a Embraer, a etapa de testes forneceu informações significativas sobre o desempenho dos sistemas de um motor ao utilizar misturas de até 100% de combustível de aviação sustentável, chamado de ‘SAF’.
A empresa trata a conclusão dos testes como “passo significativo para avançar no objetivo de zerar as emissões líquidas na aviação até 2050 e, na Embraer, até 2040”.
Anúncios
O que é SAF
A Embraer considera o uso do SAF como ‘essencial’ para garantir que as operações da empresa sejam neutras em carbono até 2040 – que é a meta da companhia, 10 anos antes da meta do setor aeroespacial, em 2050.
“Este marco demonstra a determinação da empresa em adaptar seus produtos atuais para serem mais sustentáveis e em promover a adesão dos clientes e da indústria a esse novo padrão”, informou a Embraer.
O SAF é considerado uma fonte de energia renovável que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80% quando comparado ao combustível de aviação tradicional. As misturas foram fornecidas pela World Fuel, empresa americana de energia.
Atualmente, segundo a Embraer, todas as aeronaves da companhia estão aprovadas para utilizar mistura de até 50% de SAF junto ao querosene da aviação, seguindo especificações internacionais.
“Os voos do Phenom 300 e do Praetor 600 em SAF 100% puro são marcos significativos nesses esforços. A Embraer continuará trabalhando em direção a um futuro mais sustentável para a indústria da aviação por meio de esforços adicionais, como a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas de sistemas de propulsão de baixa ou zero emissão, como eletrificação, híbrido-elétrico e hidrogênio”, disse.
Fonte: G1