Anúncios
As baixas temperaturas registradas na madrugada em Botucatu, fizeram com que o Secretário municipal de segurança, Adjair de Campos, determinasse a intensificação da “Operação Migrante” na cidade desde a última terça (26). A operação já atendeu 20 pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade.
Na última semana, o frio era tanto que os termômetros registraram 4º durante a madrugada. As viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) percorrem todas as praças, viadutos e pontos de permanência dos migrantes e moradores de rua.
Anúncios
A ação tem como objetivo, encaminhá-los ao Centro de Atendimento ao Migrante Itinerante e Mendicância (CAMIM). Desde que foi implantada esta operação em 2009 não houve na cidade nenhuma morte por hipotermia de pessoas desvalidas.
“A GCM identifica pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social nas ruas e as encaminha ao Camim. Na instituição, elas são recepcionadas com alimentação e um lugar digno para pernoitar. Além disso, são assistidas pela equipe de assistentes sociais, que procura viabilizar tratamento e oportunidades que possam contribuir para que elas melhorem suas vidas”, colocou o secretário.
Anúncios
O comandante geral da GCM, Sérgio Luis Bavia destaca que esta época do ano é a mais preocupante já que a previsão para os próximos dias é de madrugadas muito frias. “A operação visa o atendimento humanizado aos migrantes, que muitas vezes se encontram em tal condição por causa do álcool e das drogas. Para ajudar um morador de rua a encontrar atendimento correto para sua situação, basta ligar para os números 190 (Polícia Militar), 199 (Guarda Civil Municipal) ou (14) 3882-8444 do próprio Camim”, enfatiza Bavia.
Leia Notícias