27 de julho, 2025

Últimas:

Em um ano, Botucatu perdeu mais de 1600 postos de trabalho

Anúncios

Como reflexo da crise que o País atravessa, Botucatu também está sofrendo com o aumento do número de demissões, consequentemente aumentando o número de pessoas desempregadas no município. Em um ano, avaliando os setores (Indústria, Comércio, Construção Civil e Agricultura), Botucatu contabiliza 2137 demissões, de acordo com dados levantados através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e encaminhados para a reportagem pela Secretaria Municipal de Comércio e Serviços.

O setor que mais demitiu entre abril de 2015 e abril de 2016 foi a Indústria. Há um ano eram 11748 pessoas trabalhando nas Indústrias de Botucatu, hoje são 10266. Foram perdidas 1482 vagas formais de trabalho, uma redução de 12,61%. No mesmo período o Comércio demitiu 326 pessoas, a Construção Civil dispensou 123 e a Agricultura 206.

Anúncios

O único setor que teve aumento foi o de Serviços, que em um ano gerou 447 vagas de emprego, contabilizando uma perda total de 1690 postos de trabalho no Município. “É possível que o crescimento das vagas de trabalho geradas pelo setor de Serviços tenha utilizado parte da mão de obra dos trabalhadores que tenham perdido seus empregos nas demais categorias”, avalia o Secretário Municipal Adjunto de Comércio e Serviços, Antonio Zorzella Neto.

A situação é preocupante e não há garantias que esse número não irá aumentar. Se for levado em conta apenas o ano de 2016, o cenário é ainda pior. Entre Janeiro e Abril houve uma redução de 1064 postos de trabalho em Botucatu. De acordo com o Secretário Municipal Adjunto de Comércio e Serviços, Antonio Zorzella Neto, a Prefeitura está agindo nesse momento.

Anúncios

“Buscando minimizar o impacto da crise econômica em nosso Município, o Poder Público disponibiliza vários serviços aos cidadãos e empresários, como a Sala do Empreendedor, na Casa do Cidadão, que presta serviço aos Micro Empreendedores Individuais. Em 2016 já foram formalizados 372 MEI’s, uma média 93 por mês. Outra ação é a revitalização da Rua Amando de Barros, que irá revigorar aquele corredor comercial. Outra tentativa de enfrentar a crise atual são os cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente pela Unit (Universidade do Trabalhador)”, explica Zorzella.

Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Uma idosa de 91 anos sofreu ferimentos graves no rosto após cair em um buraco localizado na calçada da...

Categorias