09 de novembro, 2024

Últimas:

Em última publicação, professor, natural de Ourinhos, que morreu em queda de avião parabenizou Isaquias Queiroz pela medalha nas Olimpíadas

Anúncios

Em sua última publicação, um professor que estava no avião que saiu de Cascavel, no oeste do Paraná, e caiu em um condomínio em Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde de sexta-feira (9), parabenizou o atleta Isaquias Queiroz pela conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris.

Adriano Daluca Bueno prestou homenagens ao atleta Isaquias Queiroz nas Olimpíadas (Foto: Reprodução/Facebook)

Adriano Daluca Bueno, de 47 anos, natural de Ourinhos (SP), é uma das 62 vítimas do acidente aéreo. A publicação elogiando Isaquias, que foi medalhista na canoagem C1 1000 metros, foi feita horas antes do acidente.

Anúncios

“Num ‘sprint’ espetacular nos últimos 100 m Isaquias Queiroz se recupera de maneira ‘monstruosa’ e é medalha de PRATA na canoagem”, escreveu Adriano.

Adriano era professor do Colégio Estadual “Dario Vellozo”, em Toledo (PR). O homem era formado, desde 2005, em engenharia de materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e também era engenheiro de segurança no trabalho e de produção, professor e empresário.

Anúncios

Adriano Daluca Bueno, de 47 anos, natural de Ourinhos (SP), é uma das 62 vítimas da queda do avião em Vinhedo (SP) (Foto: Reprodução/Facebook)

Pelas redes sociais, alunos e colegas de profissão lamentaram a partida do professor: “Tristeza. Foi colega de turma na Engenharia de Materiais da UEPG”, escreveu uma seguidora. “Não é um adeus, é um até breve”, disse uma aluna. “Obrigada por sua amizade”, comentou outra amiga.

O diretor do Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia (Secate), Adilson Luiz Chinelatto, lembrou que Adriano entrou no curso em 1996 e era muito querido pelos professores e pela turma. Por ser do interior de São Paulo, era carinhosamente conhecido por Paulista.

A instituição também lamentou a perda da docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Raquel Ribeiro Moreira, que estava no avião e era esposa de Adriano.

Nas redes sociais, o Governo do Paraná se compadeceu com a morte do servidor. Adriano era contratado pelo estado via Processo Seletivo Simplificado. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior decretou luto oficial de três dias pela tragédia.

A queda

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas, a partir das 13h21, a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22.

A aeronave caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, e pertence à companhia aérea Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo. De acordo com a empresa, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72.

O avião saiu de Cascavel às 11h46 e pousaria em Guarulhos.

Avião que saiu de Cascavel, oeste do Paraná, fez operação de emergência e caiu em Vinhedo, São Paulo (Foto: Breno Loschi/Arquivo pessoal)

Em nota, a Voepass disse priorizar “prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas” e que colabora com as autoridades para apuração das causas do acidente. Segundo a empresa, a aeronave decolou de Cascavel sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave foi fabricada em 2010 e estava em condição regular para operar, com certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos. De acordo com a agência, os quatro tripulantes estavam devidamente licenciados e com as habilitações válidas.

Imagem do Globocop mostra local da queda de avião em Vinhedo (SP) (Foto: Reprodução/TV Globo)

“A Anac continua monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa. Além disso, a agência segue no acompanhamento dos desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)”, diz o comunicado.

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente. No início da noite de sexta, a FAB confirmou ter encontrado as caixas-pretas, que depois seriam enviadas a Brasília (DF).

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Defesa Civil do estado de São Paulo registrou nos últimos dias danos em diversas cidades do interior, principalmente...

Categorias