Anúncios
Duas onças-pintadas impressionaram com momento fofo no Pantanal de Miranda, em Mato Grosso do Sul. A fêmea Fera e o macho Jafar foram registrados pelo fotógrafo de animais selvagens, Fábio Paschoal, trocando carícias enquanto deitam de “conchinha”.
Veja o Vídeo.
Anúncios
A situação rara impressionou o fotógrafo, já que o macho não costuma ser tão carinhoso com a fêmea durante o acasalamento. Fábio, que também é guia de safári, relatou que um casal de onças-pintadas costuma passar dias junto durante o período de acasalamento. Em alguns casos, ocorre até da fêmea se esconder por um tempo em cima das árvores, para descansar.
“Geralmente o acasalamento é mais agressivo, é mais bruto, com mordidas, rugidos, eles se mostram os dentes. É muito raro ver essa interação mais singela, mais carinhosa, mais fofinha, então, foi uma situação bem diferente de acompanhar”.
Anúncios
Fábio acompanha os animais na região da reserva Caiman, no Pantanal, e disse que o registro foi feito em outubro de 2023. Na época, Fera ainda cuidava de seu filhote, o Samba, e o macho Jafar havia chegado há pouco tempo na reserva, já assumindo a liderança pelo seu tamanho. “Uma das maiores onças que eu já vi”, ressaltou Fábio.
Como havia engravidado há pouco tempo, a Fera não estava no cio, mas é comum desta espécie que as onças fêmeas copulem com o macho mesmo sem estar no período fértil, para evitar que ele mate o filhote.
“Os pesquisadores acreditam que ela faça isso pra evitar infanticídio. Quando tem um grupo de leões e um macho assume um novo bando, ele mata todos os filhotes pra fazer as leoas entrarem no cio pra copularem com ele. No caso da onça-pintada, ela copula com o macho, mesmo com o filhote, evitando assim que o macho mate o filhote pra fazer ela entrar no cio pra copular com ele”, explicou o guia.
No entanto, não se sabe se o casal copulou realmente na ocasião, já que apenas a cena de carinho entre os dois foi presenciada pelo grupo que o fotógrafo estava. “Eles estavam bem carinhosos um com o outro. Mas a gente não viu copula, só viu essas carícias”.
Fonte: G1