26 fevereiro, 2024

Últimas:

Em meio a protestos, governo do Peru decreta emergência em sete regiões

Anúncios

O governo peruano decretou estado de emergência por 60 dias em sete regiões do país, em meio a protestos incessantes que exigem a renúncia da presidente Dina Boluarte e que já deixaram 48 mortos, informou o diário oficial neste domingo.

Os departamentos onde a medida foi imposta são Amazonas Madre de Dios, Cusco, Puno, Apurímac, Arequipa, Moquegua e Tacna.

Anúncios

O estado de exceção, que também vigora até meados de fevereiro nas regiões de Lima e El Callao, outorga “o controle da ordem interna” à polícia e às Forças Armadas.

Protestos reprimidos pela polícia nas ruas de Lima, capital do Peru (Foto: Reprodução)

A medida restringe ou suspende “direitos constitucionais relativos à inviolabilidade de domicílio, liberdade de circulação pelo território nacional, liberdade de reunião e liberdade e segurança pessoais”, detalha o diário oficial.

O decreto também declara a “imobilização social obrigatória” de pessoas de 20h às 4h por 10 dias no departamento de Puno, com exceção daquelas que o estejam fazendo para realizar atividades produtivas ou de trabalho, ou que necessitem de atendimento médico urgente.

Anúncios

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu recebe em setembro o Champs Open de Beach Tennis e o Arena Freestyle de Motocross

26/02/2024

Anúncios Competições acontecem em comemoração aos 35 anos da empresa botucatuense Romagnolli Promoções e Eventos Botucatu...

Categorias