Anúncios
Com a onda de frio extremo que avança a partir do Ártico e atingiu simultaneamente China, Japão e o Extremo Oriente da Rússia, visitantes da Grande Muralha da China estão aproveitando se deparando com uma situação inusitada: o chão dos corredores por onde passam, agora coberto de gelo, está tão escorregadio que mais parece um grande “tobogã” gelado.

Circulam pela internet diversos registros que mostram os turistas lutando para ficar em pé na camada de água congelada que tomou conta de uma das Sete Maravilhas do Mundo e outros simplesmente se deixando levar.
Anúncios
When snow and ice turns the Great Wall of China into a slide ❄️ pic.twitter.com/azxUDA6KWd
— AccuWeather (@accuweather) January 20, 2026
Embora possa parecer uma brincadeira inofensiva, andar no chão congelado apresenta riscos de queda para quem busca se equilibrar enquanto visita o ponto turístico. As autoridades mantiveram os locais abertos, mas pediram cautela e que as pessoas evitem aglomerações.
When it snows in #Beijing, the Great Wall turns into a giant slide 😂 🛝Just another fun way to enjoy it, hahaha!#GreatWall #travel #chinatravel #fun #snow #funny #funnyvideos #fyp #viral #interesting #slide #ice #skiing pic.twitter.com/xNdpy7zOeO
— iHenan (@ihenan_) January 18, 2026
A temperatura extrema está relacionada a ondas de ar frio vindas do Ártico. “Você tem dois pulsos simultâneos de ar frio descendo do Ártico devido a uma ondulação na corrente de jato”, explicou o cientista climático Theodore Keeping em contato com a reportagem da Reuters. Keeping é pesquisador de eventos extremos da organização World Weather Attribution, ligada ao Imperial College Centre for Environmental Policy, em Londres. “O vórtice polar do Ártico, que é essa grande massa de ar frio que circula a região, está relativamente fraco agora. Isso faz com que a corrente de jato seja menos intensa e permite que ondas de ar frio avancem para latitudes mais baixas”.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2026/f/A/DVnOSlSv24voU8FrAEjQ/gettyimages-2257003338.jpg)
Fonte: Um Só Planeta