Em esforço heróico, animais são salvos de erupção do vulcão em La Palma

Imagine o desespero da cena: em meio aos rios de lava da erupção do vulcão em La Palma, diversos moradores que vivem próximo do local tiveram que deixar rapidamente suas casas, mas em muitos casos, não conseguiram levar junto seus bichinhos. O vulcão está ativo desde o último domingo (19) e até agora já forçou a evacuação de cerca de 6 mil pessoas, além de destruir casas e diversas construções.

Em meio à catástrofe, surgem os os heróis: bombeiros, brigadistas e voluntários se esforçam neste fim de semana para salvar os animais que foram deixados para trás. Cachorros, gatos, coelhos, cabras, ovelhas, pássaros, papagaios, tartarugas, galinhas e até furões estão sendo encontrados nos últimos dias e resgatados pelas equipes. Registros foram feitos nas redes sociais.

Após o resgate, os animais são levados para a base de Proteção Civil e Socorro de Emergência em El Paso e lá são cuidados até que seus donos sejam localizados. Não só os domésticos estão sendo salvos, mas também o gado da região atingida.

De acordo com a Guarda Civil, galinhas, cães e gatos ainda estão sendo encontrados principalmente em casas e fazendas abandonadas, também perdidos nas estradas.

Enquanto não voltam para suas casas, os animais ficam em um abrigo temporário. Moradores da ilha espanhola doam materiais para a instituição e a chegada de donos procurando um animal perdido são frequentes, dando esperança de uma volta ao lar.

O plano de contingência para abrigar os animais já existia antes da erupção e um protocolo para acolhimento dos bichos foi estabelecido pela Associação de Veterinários de Santa Cruz de Tenerife. Em nota, a entidade afirmou que antes do vulcão, foi estabelecido um plano prevendo exatamente o que ser feito com os animais caso eles fossem deixados para trás, assim como estratégias de realocação do gado.

Fonte: Um Só Planeta

Scroll Up