Em encontro raro, drone submarino avista água-viva fantasma gigante; assista

Anúncios

Um drone submarino teve um encontro raro ao explorar a costa da Argentina. Uma água-viva fantasma gigante (Stygiomedusa gigantea) foi avistada a cerca de 253 metros abaixo da superfície do Oceano Atlântico por pesquisadores do Schmidt Ocean Institute, que estudam os paredões do cânion Colorado-Rawson, uma fenda no fundo do mar.

Trata-se de uma criatura bastante discreta, com registros de apenas 118 avistamentos em 110 anos, destaca o portal Popular Science. Acredita-se que a espécie seja comum em todos os oceanos do mundo, exceto no Oceano Ártico.

Anúncios

As águas-vivas-fantasma-gigantes possuem quatro longos “braços orais”, estruturas que funcionam como tentáculos, usados para agarrar presas e guiá-las em direção à boca do animal.

Uma água-viva-fantasma gigante pode atingir 1 metro de largura e 10 metros de comprimento, de acordo com o Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey, nos Estados Unidos. Equipes da instituição também avistaram um exemplar durante expedição no Golfo da Califórnia.

Anúncios

Na falta de estruturas rochosas ou corais, é comum que pequenos peixes busquem abrigo nos tentáculos de águas-vivas maiores na chamada “Zona da Meia-Noite” do oceano, faixa de profundidade aproximadamente entre 1.000 e 4.000 metros.

Água-viva fantasma é avistada no cânion submarino Colorado-Rawson, na costa da Argentina. (Foto: ROV SuBastian / Schmidt Ocean Institute)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Categorias