Anúncios
O grupo de voluntários Cuesta Limpa, criado pelo Comutur (Conselho Municipal de Turismo), de Botucatu, está realizando uma campanha contra as bitucas de cigarro jogadas no chão, e não em lixeiras, na Cidade.
Segundo divulgado pelo Cuesta Limpa, 126.360 bitucas são descartadas diariamente em Botucatu. “A cena do fumante jogando cigarro nas ruas e calçadas é tão comum e com tanta naturalidade, que nos leva a crer que a bituca não é lixo. Mas é sim. Ela precisa ser apagada e depositada em uma lixeira. O conhecimento sobre os males que o hábito de fumar causa ao organismo do indivíduo e dos que estão próximos à fumaça é bem conhecido. Fato que levou a criação de uma lei de proibição de fumar em locais fechados. A nossa ação foi com intenção de sensibilizar os fumantes sobre os danos ambientais que o descarte inadequado causa (poluição das águas, do solo, entupimento de galerias de águas pluviais e até incêndios), além da feiura da paisagem. A saúde é do indivíduo, no entanto, o meio ambiente é de todos. Nós temos a obrigação de conservá-lo, é uma questão de decência, educação e cidadania. Os fumantes não são responsáveis por todos os problemas socioambientais urbanos, mas jogar bitucas no chão colabora para a degradação ambiental”, destacou Patrícia Shimabuku, voluntária da ação.
Anúncios
De acordo com informações passadas ao Jornal Leia Notícias, os locais com maior concentração de bituca, em Botucatu, foram: Ponto de ônibus (terminal), Praça do Bosque e em frente do Teatro Municipal.
Os voluntários do Cuesta Limpa retiraram as bitucas que foram encontradas e também abordaram as pessoas, explicando que bituca também é lixo e deve ser descartada em uma lixeira.
Anúncios
Jornal Leia Notícias