Em Barcelona, quem deixa de usar carro ganha transporte público gratuito

Como forma de incentivar a população a adotar meios de transporte mais sustentáveis, a prefeitura de Barcelona, na Espanha, oferece a seus moradores um cartão que dá direito à gratuidade no transporte público àqueles que deixam de usar o carro para se locomover.

Com validade de três anos, o passe é concedido a quem decide vender seu próprio carro, especialmente os modelos mais antigos. A medida busca diminuir o número de automóveis sem certificado ambiental em circulação na cidade – ou seja, aqueles que emitem mais gases poluentes à atmosfera.

O cartão é de caráter pessoal e pode ser utilizado em toda a região metropolitana de Barcelona de forma ilimitada, durante sua validade. Para que sua efetividade não seja perdida, o detentor não pode adquirir novos veículos no período em que utiliza o passe gratuito. Nada mais justo, né?

Para a cidade, os benefícios são muitos. Afinal, são gerados menos congestionamentos, melhor qualidade do ar, menos poluição e, consequentemente, menos danos ao meio ambiente e contribuições para as mudanças climáticas. Além disso, a saúde da população também é beneficiada.

A iniciativa tem se mostrado bem sucedida. Segundo o governo municipal, desde o início do programa, mais de 12 mil veículos, entre carros e motos, já foram retirados de circulação.

Fonte: Um Só Planeta

Scroll Up