Anúncios
Dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) apontam que, entre 1º de janeiro e 24 de julho de 2025, o município de Botucatu contabilizou 979 nascimentos em cartório. Destes, 32 registros foram realizados com ausência da paternidade, ou seja, apenas com o nome da mãe declarado.
Os dados constam no Painel da Transparência de Pais Ausentes, mantido pela Arpen-Brasil, que reúne informações fornecidas pelos cartórios de registro civil de todo o país. O indicador mostra que, no período analisado, cerca de 3,2% dos registros realizados em Botucatu foram feitos sem a presença do nome do pai.
Anúncios
O registro de nascimento com ausência paterna ocorre quando o pai não comparece ao cartório ou se recusa a realizar o reconhecimento da criança. Nestes casos, o documento é feito apenas com os dados da mãe, que pode, ainda no ato, indicar o nome do suposto pai. Com isso, o cartório pode encaminhar o caso para a Justiça, dando início a um processo de reconhecimento de paternidade.