Anúncios
Nesta semana, a Guarda Civil Municipal de Botucatu recolheu mais três veículos em estado de abandono na Cidade.
Com esses três carros, Botucatu soma 62 veículos recolhidos pela GCM, em diversos bairros da Cidade, em pouco mais de dois anos, desde que a Lei Municipal 5.442/2013 foi implantada em 2014.
Anúncios
No total, dentro desse período, a Guarda Civil Municipal verificou 765 carros abandonados e realizou 462 notificações para proprietários, que após serem notificados têm um prazo de 10 dias para remover os veículos.
Se o responsável pelo carro não fizer a remoção, o veículo é recolhido ao pátio. O proprietário ainda é multado em R$ 200 e precisa arcar com os custos com guincho e as diárias no pátio. Em 90 dias, se o carro não for retirado do pátio, será leiloado e o valor arrecadado cobrirá os gastos.
Anúncios
De acordo com a Guarda Civil Municipal, um carro é considerado abandonado quando fica estacionado por mais de 15 dias consecutivos em via ou logradouro público. O recolhimento de veículos abandonados é mais uma ação da GCM, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) e com a Polícia Militar (PM), pela segurança do município. “Trata-se de uma questão de segurança, pois muitas vezes esses veículos acabam sendo utilizados por bandidos para esconder entorpecentes e outros tipos de produtos ilícitos, além de ser uma questão de saúde, visto que acumulam água, tornando-se possíveis criadouros para o mosquito da dengue. A ideia principal é deixar a cidade limpa e segura”, afirma o subcomandante. “De acordo com a lei, a situação de abandono é caracterizada quando o veículo permanece estacionado no mesmo local da via ou logradouro público por mais de 15 dias consecutivos. O importante é que apenas 62 veículos foram recolhidos destes 765 casos registrados, já que nos demais casos os carros foram retirados pelos próprios proprietários ou responsáveis”, explicou Weber Pimentel, subcomandante da Guarda Civil Municipal de Botucatu.
Jornal Leia Notícias