Anúncios
Um elefante bebê do Oregon Zoo encantou visitantes ao brincar com uma pequena abóbora durante o evento anual “Squishing of the Squash”, em que elefantes adultos esmagam enormes abóboras de meio tonelada no zoológico de Óregon, nos EUA. A filhote asiática Tula-Tu, de oito meses e cerca de 351 quilos, recebeu uma abóbora proporcional ao seu tamanho para participar da tradição.
Enquanto os adultos, incluindo o pai e o irmão de Tula-Tu, esmagavam as gigantes gourds de até 450 quilos, a pequena elefante driblava sua abóbora como uma bola de futebol. O evento atraiu famílias e visitantes que aplaudiram cada golpe e a interação divertida da filhote.
Anúncios
A tradição começou em 1999, quando um fazendeiro doou uma abóbora de 376 quilos, e desde então os vegetais aumentaram de tamanho graças à competição de produtores locais. Os elefantes adultos usam delicadamente uma pata para pressionar o topo das abóboras, que se quebram com estalos altos, espalhando sementes e casca para a diversão da plateia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2025/l/E/KWU5LuQNCAYY1rT9xW9Q/ig-photo-1761148641.jpg)
Elefantes de tamanho médio e mais jovens já participaram em anos anteriores, mas geralmente não tinham força suficiente para quebrar as abóboras. Este ano, o sucesso dos adultos garantiu que a família inteira pudesse se deliciar com os pedaços de abóbora após o espetáculo.
Anúncios
O Oregon Zoo destaca que os elefantes asiáticos, como Tula-Tu, estão altamente ameaçados, com populações fragmentadas de 40 a 50 mil indivíduos na natureza, distribuídos entre Índia e Borneo. Apesar disso, projetos de conservação recentes, como os realizados no Camboja, têm trazido resultados positivos para a espécie.

Fonte: Um Só Planeta