20 abril, 2024

Últimas:

Editorial: O Jornal Leia Notícias não cederá à pressão ou chantagem

Anúncios

Em um passado não muito distante, no ano de 2018, mais de 300 jornais dos Estados Unidos publicaram editoriais sobre a liberdade de imprensa. Todos usaram, em comum, uma frase: “A Imprensa não é a Inimiga”.

Apesar de usada há 2 anos, essa frase, amigos leitores do Jornal Leia Notícias, ainda é muito atual.

Anúncios

Aquela pessoa que tem o hábito de ler jornal, seja ele online ou impresso, que são as formas disponíveis e oferecidas pelo Leia Notícias, um hábito de cultura, na busca pelo conhecimento, tem a ciência que a liberdade de imprensa é, antes de tudo, um direito inalienável das pessoas. É o seu direto, querido leitor, à busca de informação, de cultura e de lazer.

Quem lê notícias, como todos os dias fazem os leitores do Leia Notícias, consegue distinguir uma informação falsa da verdadeira. Consegue diferenciar uma informação tendenciosa com uma que está correta na sua fonte.

Anúncios

Infelizmente, vivemos tempos sombrios, não apenas pela pandemia desse vírus, que já matou centenas de milhares de pessoas em todo o Mundo, dezenas de milhares no Brasil, mas também pelas ameaças feitas com a maior tranquilidade, através de redes sociais.

Foi isso que ocorreu ao Jornal Leia Notícias nesta segunda-feira, 15 de junho. E ela veio de onde menos se esperava. De um grupo de comerciantes, empresários e representantes de classe, que através de um “líder”, que entrou em contato comigo, diretor do Leia Notícias, para informar que as empresas pensam em BOICOTAR o LEIA NOTÍCIAS, e um outro site da cidade, não fazendo publicidades e divulgações pagas, caso continuem sendo publicadas matérias sobre a Covid-19, que segundo eles “estão jogando contra o comércio”, que seriam “matérias no sentido de apavorar a população, promover o fechamento, ao invés de fazer algo pelas empresas”.

Caros comerciantes, empresários e profissionais que fazem parte deste possível boicote, colocar a culpa, integralmente, na imprensa é mudar o foco principal em procurar alternativas para amenizar a propagação da doença.

Lembrem que é por meio da imprensa que a comunidade soube da prevenção ao Covid-19. De todas as ações que o Governo adotou e trouxe a público, como sua meta. A população não fica sabendo as informações em reuniões fechadas, discussões virtuais, que mais se assemelham a palanque político do que uma definição do que é relevante para este momento.

Nós, do Jornal Leia Notícias, não cederemos a nenhum tipo de ameaça ou pressão, seja ela política, comercial, ou qualquer outro tipo. Manteremos sempre a nossa missão de informar com ética, responsabilidade e credibilidade.

Mas, empresários lembrem-se: “A Imprensa não é a Inimiga”. Nós, do Leia Notícias, fomos o primeiro, talvez o único, veículo de comunicação de Botucatu e região que disponibilizou GRATUITAMENTE, durante 2 meses, logo no início da pandemia e do fechamento de empresas, PUBLICIDADE – sem nenhum custo – para as empresas de Botucatu e cidades da Região em suas páginas nas redes sociais. São mais de 93 mil seguidores no Facebook e cerca de 20 mil no Instagram.

Foram mais de 500 empresas e profissionais divulgados de graça, sem o Jornal Leia Notícias ganhar nada em troca, muitas vezes nem um “muito obrigado pela ajuda”.

O intuito foi sempre ajudar, para que todos pudessem e possam sair em pé desse momento tão difícil que enfrentamos. Dizer que o Leia Notícias age contra as empresas, neste momento que o Jornal está fazendo valer sua função, em informar a população, é no mínimo injusto.

Neste momento, milhares de empresários de Botucatu estão buscando soluções para seus empreendimentos e não culpando a imprensa pelos problemas enfrentados.

O Jornal é um meio de comunicação, que faz com que a comunidade também tenha voz, seja representada e que chegue até onde deve chegar.

Você leitor, cidadão do bem, lembre-se, algumas pessoas atacam a imprensa e sua liberdade, porque sem ela, você também perderá sua liberdade de escolher onde buscar a melhor e mais correta informação e não terá como escolher como irá formar a sua opinião.

O Jornal Leia Notícias sabe o calvário enfrentado pelos empresários, profissionais e trabalhadores nesta crise e se solidariza. Porém, trazer e informar sempre a verdade, sobre tudo o que está ocorrendo, é a nossa maior contribuição.

Mas, se você empresário faz parte de algum grupo que ameaça a imprensa e chantageia, porque não aceita que as verdades sejam divulgadas, por favor, eu quem peço, não anuncie no Jornal Leia Notícias.

A todos nossos seguidores, continuem sempre bem informados: Leia Notícias.

• Géro Bonini
Editor-Chefe do Jornal Leia Notícias
Botucatu, 15 de junho, de 2020

Últimas

Vice-prefeita de Bofete e assistente social sofrem tentativa de homicídio em Praça

20/04/2024

Anúncios Na manhã da sexta-feira, 19 de abril, a pacata cidade de Bofete, interior de São...

Categorias