27 abril, 2024

Últimas:

Eclipse lunar penumbral acontece na madrugada desta segunda-feira (25)

Anúncios

Na madrugada desta segunda-feira (25), os brasileiros que estiverem atentos ao céu poderão observar um eclipse lunar penumbral. 

O eclipse lunar penumbral deixa a Lua cheia menos brilhante, como se houvesse um véu diante dela (Foto: NASA)

O fenômeno acontece quando o nosso satélite natural e o Sol estão em lados opostos da Terra e poderá ser visto em grande parte da Europa, norte/leste da Ásia, grande parte da Austrália, grande parte da África, América do Norte, América do Sul, pacífico, atlântico, ártico e Antártida.

Anúncios

Durante um eclipse lunar, é a sombra da Terra que obscurece a Lua. E essa sombra tem dois tipos: a umbra e a penumbra. Veja a imagem abaixo:

Diagrama mostra a diferença da umbra e da penumbra. (Foto: NASA)

A umbra é a sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol. Já a penumbra é a sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol.

Anúncios

Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse lunar penumbral e quando ela vai entrando na umbra temos o parcial. Já o total acontece quando ela está totalmente mergulhada na umbra.

Diferente dos eclipses totais, onde a Lua se obscurece de maneira mais dramática, o eclipse penumbral é caracterizado por um leve escurecimento da superfície lunar.

Durante esse evento, o nosso satélite natural escurece por um tempo, mas não desaparece completamente. Além disso, uma característica fundamental desse fenômeno é que a Lua escurece bem levemente, já que o satélite fica na sombra clara da Terra, ainda recebendo luminosidade do nosso astro.

Assim, o espectador menos atento pode até não perceber que está presenciando um eclipse do tipo.

“A Lua não fica coberta pela sombra (umbra) da Terra, mas apenas pela penumbra, o que dificulta a observação de obscurecimento. Alguns dizem que conseguem perceber um leve escurecimento, mas, em geral, apenas é detectável com câmeras acopladas em telescópios”, explica o professor do Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) (SP), Rodolfo Langhi.

Fonte: G1

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias