Anúncios
Se você já presenciou “brigas” no escritório entre homens e mulheres pelo controle de temperatura do ar-condicionado, saiba que o debate não é casual: elas realmente sentem mais frio do que eles, segundo a ciência.
Por que mulheres sentem mais frio que homens?
Anúncios
Em uma reportagem para a rede de notícias BBC, a fisiologista Clare Eglin explica que diferentes receptores espalhados pelo corpo respondem ao calor e ao frio e que os mais sensíveis estão localizados na pele.
As temperaturas internas do homem e da mulher são parecidas, mas na pele há variações, especialmente nas regiões das mãos e dos pés. O motivo é uma característica do corpo delas: quando estão em um ambiente frio, as mulheres tendem a ter mais vasoconstrição.
Anúncios
Isso acontece por que os homens costumam ser fisicamente maiores e ter mais massa muscular, isso faz com que eles sejam capazes de produzir mais calor corporal e, consequentemente, não precisem reduzir o fluxo de sangue para a pele para conseguirem manter a temperatura interna, afirma a fisiologista.
As mulheres, que não produzem tanta temperatura, apresentam maior vasoconstrição em ambientes frios, o seja, suas veias se estreitam para reduzir o fluxo de sangue e evitar a perda de calor interno. A sensação resultante é de frio e explica por que elas precisam de ambientes levemente mais quentes.
Fonte: Vix