18 abril, 2024

Últimas:

É científico: bebê que convive com bichinho tem menos dor de ouvido, tosse e coriza

Anúncios

Além de ser garantia de cenas fofas e engraçadas, a união entre animais de estimação e bebês pode trazer benefícios para a saúde dos pequenos.

De acordo com um estudo conduzido pelo Hospital Universitário Kuopio, na Finlândia, crianças que convivem com cães e gatos têm menos chances de desenvolver quadros de tosse, resfriado, coriza e dores de ouvido.

Anúncios

Convivência com pets pode fortalecer a saúde do bebê

bebe crianca cachorro 0916 1400x800
MONKEY BUSINESS IMAGES/SHUTTERSTOCK

Os pesquisadores afirmam que bebês que vivem em lares com um animal de estimação no primeiro ano de vida têm menos probabilidade de adoecer.

Os resultados reforçam a ideia de que manter os pequenos em ambientes excessivamente higienizados não é bom para a saúde deles.

Anúncios

Para chegar à conclusão, os pesquisadores acompanharam 397 crianças nascidas na Finlândia entre 2002 e 2005. No primeiro ano de vida, os pais mantiveram registros semanais da saúde de seus filhos, anotando sintomas como tosse, nariz escorrendo e infecções no ouvido

crianca gato pet 1218 1400x800
OES/SHUTTERSTOCK

Os estudiosos descobriram que os bebês que cresceram em lares com animais de estimação tinham 44% menos probabilidade de desenvolver uma infecção no ouvido e 29% menos necessidade de receber tratamentos com antibióticos, em comparação com bebês sem pets.

Os cães, aliás, se saíram ainda melhor na “disputa” do que os gatos: os bebês que viviam com um cachorro tinham 31% mais chances de serem saudáveis​, enquanto o número ficava em apenas 6% no caso de crianças em casas com os felinos.

crianca gato pet 1218 1400x800 2
ALENA HAURYLIK/SHUTTERSTOCK

As razões pelas quais os animais de estimação seriam capazes de proteger crianças de doenças não são totalmente claras, mas os pesquisadores acham que a exposição a pelos dos pets, assim como os micróbios que eles levam para casa, pode estimular o sistema imunológico de bebês, ainda em processo de desenvolvimento.

Fonte: Vix

Últimas

Categorias