06 maio, 2024

Últimas:

Dr. Selvagem elogia GCM e Vigilância de Botucatu no trabalho com a fauna

Anúncios

Rodrigo Teixeira, mais conhecido como o “Dr. Selvagem”, de programas de televisão em canais por assinatura, como “Animal Planet” e “Discovery Channel”, foi o responsável pela realização de um curso teórico e prático, de dois dias, de manejo e identificação de animais selvagens, com membros da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu e funcionários da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), no Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Selvagens (CEMPAS), na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, em Botucatu.

Nesse treinamento os profissionais puderam aprender sobre a abordagem inicial com os animais, avaliação das condições de manejo, técnicas de captura e contenção, além do transporte desses animais. “Esse treinamento é de extrema importância. Muitos animais, principalmente os mamíferos, podem ser portadores de zoonoses e isso está dentro das atribuições da Vigilância, que é fazer o resgate correto e o encaminhamento desses animais para a proteção da saúde da população e, é lógico, olhando o bem estar do animal também.

Anúncios

Nossos agentes mais antigos já realizaram um curso como este, mas como recebemos 20 novos agentes foi importante que eles também pudessem ter esse conhecimento”, destacou Rodrigo Iais da Silva, diretor do departamento de Saúde Ambiental e Animal da VAS. Responsável pelo treinamento, Dr. Selvagem – que já ministrou esse curso em diversas cidades do Brasil e também em outros países – elogiou a preparação dos Guardas Civis Municipais de Botucatu e dos profissionais da Vigilância Ambiental em Saúde.

“Este curso é de suma importância para o pessoal que está no dia a dia do resgate dos animais. Aqui em Botucatu identifiquei um avanço. Essas pessoas que estavam no curso me deixaram bem impressionado. Eles tem um alto nível de dedicação, boa vontade e interagiram de forma muito positiva. Consigo identificar que Botucatu está um passo à frente de muitos municípios em relação a fauna. Isso é muito importante, pois os municípios precisam também começar a se capacitar e se preocupar com a fauna, que é um patrimônio da cidade”, exaltou Dr. Selvagem.

Anúncios

No curso, os animais abordados com maior profundidade foram: lobo guará, tamanduá bandeira, onça parda, cachorro do mato, primatas, papagaios, serpentes, gaviões e corujas. “Nosso foco foi trabalhar com os animais do dia a dia desta região e entendo que fizemos de muito contento”, disse Dr. Selvagem, que deixou uma sugestão para as autoridades de Botucatu e de todos os outros municípios brasileiros. “É apenas uma sugestão minha, claro que cada município deve avaliar a condição e o custo benefício, mas tenho certeza que este curso será matéria obrigatória na formação dos Guardas Civis Municipais de todas as cidades. Aqui já demos um primeiro passo.

A semente foi plantada, agora é só adubar, regar e cuidar dela”, finalizou. Dr. Selvagem, que faz doutorado na FMVZ/ UNESP de Botucatu, no Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens, o primeiro da América Latina aprovado pela CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior).

Jornal Leia Notícias

Últimas

Perficient será adquirida pela EQT por cerca de US$ 3,0 bilhões

06/05/2024

Informa resultados financeiros do primeiro trimestre do ano fiscal de 2024

Categorias