16 de novembro, 2024

Últimas:

Domingo com alerta para chuva volumosa em Santa Catarina, Paraná e São Paulo

Anúncios

A faixa norte do Brasil, como sobre o Amapá, Amazonas, Maranhão e até mesmo no norte do Ceará, terá um aumento da chuva, com volumes altos, muito por causa da Zona de Convergência Intertropical(ZCIT), que se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios. E com o auxílio da borda do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da atmosfera (VCAN), também ajuda nas fortes pancadas de chuva pela Bahia (em especial no seu oeste), sobre o Piauí, Tocantins, no oeste, centro e leste de Pernambuco, em parte de Sergipe, Alagoas, no oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, e boa parte do Ceará e do Maranhão, como mencionado anteriormente.


Ressalta-se que pelo leste do Nordeste, a umidade que vem do mar também contribui para o aumento da precipitação e do volume nessa faixa(em especial do litoral norte baiano até o litoral do Rio Grande do Norte.

Anúncios

Além disso, há áreas de instabilidade, associadas ao calor e à alta umidade, trarão temporais em mais áreas das Regiões Norte e Centro-Oeste. Além de uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste do Mato Grosso do Sul, que reforçará os temporais mais fortes pelo estado sul-mato-grossense. 

Atenção para os temporais e chuva bem volumosa sobre o centro leste catarinense, no sul ao leste do Paraná e o sudoeste do estado de São Paulo, além do extremo nordeste do Rio Grande do Sul, com risco para danos neste domingo(15). Vale mencionar que boa parte dessa chuva se deve à formação de uma baixa pressão atmosférica na costa da Região Sul (que dará origem a uma frente fria na segunda-feira), além de um corredor de umidade que vem da Amazônia.

Mas, também terá acumulados altos e risco para alagamentos em demais áreas do estado de São Paulo, inclusive na capital paulista e no sul e leste do Mato Grosso do Sul, além do Ceará até o Maranhão, como mencionado anteriormente. Destaque para maior probabilidade de queda de granizo em cidades dos estados paulista e mineiro. Aliás, em pontos do sul ao oeste de Minas Gerais poderá ter acumulados pontualmente altos também.

Anúncios

GettyImages-1351458199

Fonte: Getty Images.

Previsão do tempo para  15/01/2023 -domingo

Na Região Sul:
Domingo com bastante chuva no Paraná, em Santa Catarina e na metade norte do Rio Grande do Sul, devido à presença de uma baixa pressão atmosférica, um cavado meteorológico, além do calor e alta umidade. Há condições para temporais e chuva volumosa, atenção para os acumulados de chuva chegam a passar dos 100mm sobre o sul e leste do Paraná, no centro e leste e nordeste de Santa Catarina. 

No Sudeste terá tempo firme do nordeste do Rio De Janeiro até a Grande Vitória, no estado capixaba. No leste e nordeste de Minas Gerais, sobre o oeste ao norte do Espírito Santo e em boa parte do Rio de Janeiro, com condição para chuva isolada com momentos de sol. Já entre a metade oeste, no sul e Triângulo Mineiro e pelo estado de São Paulo tem previsão para temporais e chuva volumosa, mesmo que pontuais. Destaca-se para a faixa sudoeste do estado de São Paulo, onde receberá os maiores acumulados, mas não se descartam danos, por conta das instabilidades nas demais áreas dos estados paulista e mineiro.

O estado de São Paulo terá pancadas de chuva, com intensidade moderada a forte, com temporais mais fortes nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, Ourinhos, Marília, Itapeva, Vale do Ribeira e litoral sul. Com destaque para a chuva bem volumosa pelo sudoeste do estado, como no litoral sul, Vale do Ribeira e parte de Itapeva, mas não se descartam danos nas demais áreas (como alagamentos e transbordamento de rios), incluindo a capital, onde terão fortes chuvas, com raios e rajadas de vento, além de queda de granizo também.

Domingo abafado, com sol e pancadas de chuva em toda a Região Centro-Oeste. O risco de temporais, típicos de verão, continua sobre boa parte dos estados. A chuva pode vir forte e na forma de temporais em CuiabáCampo Grande, além de Goiânia e em BrasíliaRessalta-se que os temporais no Mato Grosso do Sul é causado além de um corredor de umidade e do calor, por uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste do estado. 


Aumento da infiltração marítima na costa leste da Região Nordeste, com chuva a qualquer momento, desde o leste e litoral do Rio Grande do Norte até o nordeste e o litoral norte da Bahia. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca o aumento significativo da chuva no Maranhão, em parte do Piauí e no Ceará, com risco de pancadas fortes à temporais, com trovoadas e rajadas de vento. Mas, ressalta-se que boa parte do Nordeste tem o reforço da borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis (VCAN), que ajuda a intensificar as instabilidades em boa parte da Região, como sobre o centro oeste da Bahia, no leste do Nordeste, além do Ceará, Piauí e do Maranhão também, com volumes de água elevados.

Na Região Norte há muita nebulosidade, com pancadas de chuva a qualquer momento desde o centro leste do Amazonas até o norte do Tocantins, como no Amapá e no Pará, além do sul de Roraima. Com risco de temporais mais fortes e grandes volumes elevados, com potencial para transtornos. Nas demais áreas, ainda com bons períodos de sol e também com chuva forte, intercalando períodos de melhoria.


Alertas meteorológicos para  15/01/2023 -domingo

Atenção para o risco de chuva forte e temporais nas capitais Porto AlegreFlorianópolisCuritiba, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, PalmasPorto VelhoRio BrancoManausBoa VistaMacapáBelém, São Luís, TeresinaFortaleza.

Chuva moderada em Maceió e Aracaju.


Alerta para temporais na serra e no nordeste do Rio Grande do Sul, do centro ao leste de Santa Catarina, no Paraná, no oeste, noroeste de São Paulo, em todo o Mato Grosso do Sul, no sudoeste e sul do Mato Grosso, no extremo sudoeste de Goiás, no centro sul e oeste de Rondônia, no centro leste do Amazonas, no Pará, no norte do Tocantins, em boa parte do Maranhão e no Amapá, além do sul de Roraima.

Alerta especial: perigo de chuva volumosa e temporais no sudoeste de São Paulo (regiões do Vale do Ribeira e litoral), no leste e parte do sul do Paraná (com atenção especial no litoral) e no leste e nordeste de Santa Catarina.

 Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes, sobre o centro norte, sul e oeste do Amazonas, no Acre, no norte e nordeste de Rondônia, no centro norte de Roraima, no centro sul do Tocantins, no centro norte e leste do Mato Grosso, sobre boa parte de Goiás, no Distrito Federal, no oeste da Bahia, no Piauí, no Ceará, no oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, no centro oeste de Pernambuco, no extremo sul do Piauí, do centro ao leste e norte de São Paulo, no oeste e sul do Rio de Janeiro e no centro oeste, noroeste e sul de Minas Gerais.

 Atenção para chuva moderada na faixa litorânea e leste de Sergipe e de Alagoas, e no extremo nordeste da Bahia. 

Risco maior para granizo no domingo (15) sobre Minas Gerais e São Paulo. 

Além da chuva volumosa do centro ao leste de Santa Catarina, no sul  e leste do Paraná e sudoeste do estado de São Paulo, há grandes acumulados de chuva previstos neste dia 15/01/2023 sobre o nordeste do Rio Grande do Sul, pelo estado de São Paulo, no sul e leste do Mato Grosso do Sul, do Ceará ao Maranhão, no centro norte do Tocantins, no Pará, no Amazonas, no Amapá, no sul de Roraima. Mas, os acumulados de chuva também podem ser altos em pontos do centro oeste e sul de Minas Gerais.


Onde há alerta e perigo para temporais as rajadas de vento na média ficam entre 50 e 80km/h, mas não se descartam valores acima disso, durante a chuva intensa.
Vento constante é de 40 à 55km/h da região de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, à Grande Vitória, no Espírito Santo. Do norte e nordeste da Bahia, até o norte do Ceará e do Piauí, além de Sergipe até o Rio Grande do Norte, o vento constante é de 40 a 50km/h.


Tendência para os próximos dias no Brasil


Até o dia 22 de janeiro de 2023, no outro seguinte domingo, a chuva mais pesada e volumosa se concentrará do Amazonas até o centro oeste do Piauí, passando pelo Amapá, Tocantins, Pará e pontos de Roraima e norte do Mato Grosso, assim como deve ocorrer do nordeste gaúcho, ao estado catarinense, no Paraná e em São Paulo, além de pontos do oeste do Rio de Janeiro, sul mineiro e oeste e sul do Mato Grosso do Sul.


Atenção aos riscos para alagamentos e deslizamentos de terra nessas áreas.

Entre as Regiões Norte e Nordeste e na faixa norte do Centro-Oeste as instabilidades são associadas à alta umidade, ao calor e mais o avanço de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera(VCAN) da Região Norte do país até entre o Mato Grosso, Pará e Amazonas, ao longo desta nova semana. Mas, vale salientar que do Amapá ao norte do Ceará(que também chove bastante) terá a forte influência da Zona de Convergência Intertropical(ZCIT).

Já na metade sul do país, as instabilidades ao longo desta semana estão associadas à alta umidade que vem da Região Norte e mais a que vem constantemente do mar. Porém, entre o domingo há a formação de uma baixa pressão atmosférica na costa da Região Sul, com características de ciclone extratropical, e que dará origem a uma frente fria já na segunda-feira (16), ficando mais na costa desta região e também induzindo chuva no sul do estado paulista neste dia. Entretanto, no dia 22 de janeiro, um domingo, terá o avanço de uma nova frente fria pelo sul do país.

Estima-se que chove nestes próximos dias entre 100 e 500 milímetros, na média, nessas áreas, sendo que os maiores acumulados de chuva estão previstos no Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas, oeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, sudoeste de São Paulo e na Serra do Rio Grande do Sul.

Com Climatempo

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Um engavetamento envolvendo três carros deixou duas pessoas feridas, na manhã deste sábado (16), na Rodovia Francisco Alves Negrão...

Categorias