Anúncios
O dólar fechou em alta de 0,11% nesta sexta-feira (24), cotado a R$ 5,3921. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avançou 0,31%, aos 146.172 pontos.
O mercado reagiu à inflação abaixo do esperado no Brasil e nos Estados Unidos. No cenário político, destaque para a agenda do presidente Lula na Ásia, onde está previsto um encontro com Donald Trump. Também esteve no radar a reunião entre o presidente americano e Xi Jinping, da China.
Anúncios
O IPCA-15 subiu 0,18% em outubro, segundo o IBGE, resultado abaixo das projeções, que apontavam alta de 0,48%. No acumulado de 12 meses, a inflação ficou em 4,94%, desacelerando em relação aos 5,32% anteriores, com avanço de 3,94% no ano.
Nos EUA, o índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,3% em setembro, abaixo da expectativa de 0,4%. No acumulado de 12 meses, o índice ficou em 3,0%, também abaixo do previsto. O núcleo da inflação veio mais leve, e os dados foram divulgados com atraso por causa da paralisação do governo.
Anúncios
No cenário político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda oficial na Indonésia desde quarta-feira (22), em visita de Estado que retribui a passagem do presidente Prabowo Subianto pelo Brasil em julho. Mas a viagem à Ásia deve ganhar destaque no domingo (26), com o encontro previsto com Donald Trump, na Malásia.
Trump confirmou um encontro com o líder chinês Xi Jinping na próxima quinta. A notícia foi bem recebida pelos mercados, que enxergam na aproximação um sinal de alívio nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo, mesmo sem garantias de avanços concretos.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,24%;
- Acumulado do mês: +1,31%;
- Acumulado do ano: -12,74%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,93%;
- Acumulado do mês: -0,04%;
- Acumulado do ano: +21,52%.
Fonte: Valor