Anúncios
O dólar fechou a sessão desta quarta-feira (1º) em leve alta, em meio às preocupações com a paralisação do governo dos Estados Unidos. A moeda subiu 0,11%, cotada a R$ 5,3285. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em queda de 0,49%, aos 145.517 pontos.
O mercado começou o mês de outubro sob forte influência do cenário internacional, com destaque para a paralisação administrativa nos EUA, após um impasse entre democratas e republicanos no Congresso norte-americano. No Brasil, a agenda do dia combinou dados econômicos e a votação da nova faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) na Câmara dos Deputados.
Anúncios
Nos EUA, iniciou-se à meia-noite desta quarta (1º) uma paralisação administrativa, após o Congresso do país não conseguir aprovar um projeto orçamentário para estender o financiamento federal.
Com isso, uma série de serviços públicos deve ser suspensa. O Departamento do Trabalho dos EUA informou que suspenderá quase todas as atividades, incluindo a divulgação do payroll de setembro, que estava prevista para esta sexta-feira. A ausência desse dado aumenta a incerteza nas projeções dos juros americanos.
Anúncios
Assim, o mercado acompanha de perto a duração do “shutdown”, já que um prolongamento pode adiar dados importantes antes da reunião do banco central americano no fim de outubro.
Mesmo com a paralisação administrativa no foco, investidores também avaliaram uma série de divulgadores norte-americanos. Na agenda econômica dos EUA, o destaque ficou com o fechamento de 32 mil vagas de trabalho pelo setor privado em setembro, após um declínio de 3 mil postos em agosto. Os dados são da ADP.
Dados da indústria e falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) também ficaram no radar dos mercados.
Já na agenda brasileira, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) indicou que a indústria do país registrou um desempenho mais fraco em setembro. Em Brasília, a Câmara vota hoje o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,18%;
- Acumulado do mês: +0,11%;
- Acumulado do ano: -13,77%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,54%;
- Acumulado do mês: +3,40%;
- Acumulado do ano: +21,58%.
Fonte: Valor