Anúncios
O dólar fechou em forte alta nesta sexta-feira (20), no último pregão de uma semana marcada pelo ajuste das apostas dos investidores sobre o futuro dos juros, em meio a importantes decisões de política monetária no Brasil e no mundo.
O avanço da moeda norte-americana — que marca o fim de uma sequência de 7 quedas seguidas — acompanha o sentimento global de aversão a risco, com a maioria dos índices internacionais no campo negativo.
Anúncios
Após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) ter iniciado o ciclo de cortes de juros no país na última quarta-feira (18), com uma redução de 0,50 ponto percentual (p.p.) — levando o intervalo para 4,75% a 5% ao ano —, os investidores voltam as atenções para novas falas de dirigentes da instituição.
A expectativa, segundo analistas, é por indicações sobre o próximo passo do Fed na condução dos juros da maior economia do mundo.
Anúncios
No Brasil, o mercado monitora a divulgação do novo Relatório Bimestral de Receitas e Despesas Primárias, em meio a contínuas incertezas com o quadro fiscal do país. A principal preocupação, segundo analistas, é que o governo volte a subestimar as despesas e a superestimar as receitas.
O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, por sua vez, fechou em queda.
Veja abaixo o resumo dos mercados.
Dólar
O dólar subiu 1,78%, cotado em R$ 5,5208.
Com o resultado, acumulou:
- queda de 0,83% na semana;
- perda de 1,98% no mês;
- avanço de 13,77% no ano.
Na véspera, a moeda caiu 0,70%, cotada em R$ 5,4241.
Ibovespa
O Ibovespa recuou 1,55%, aos 131.065 pontos. Na mínima do dia, chegou a 130.907 pontos.
Na véspera, o índice caiu 0,47%, aos 133.123 pontos.
Com o resultado, acumulou:
- queda de 1,30% na semana;
- recuo de 2,12% no mês; e
- queda de 0,79% no ano.
Fonte: Valor