Anúncios
O dólar conseguiu inverter o sinal negativo visto no começo do pregão e fechou em alta de 0,07% nesta segunda-feira (8), cotado a R$ 5,4168. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, caiu 0,59%, aos 141.792 pontos.
Com uma agenda econômica fraca na sessão de hoje, investidores voltaram a atenção para o cenário político do Brasil e do exterior. Novos indicadores de emprego e inflação nos Estados Unidos, previstos para os próximos dias, também seguem no radar.
Anúncios
O grande destaque da sessão ficou com a derrota do governo de Javier Milei nas eleições legislativas na província de Buenos Aires — o maior distrito eleitoral do país. Investidores passaram a avaliar que a vitória do peronismo de centro-esquerda traz incerteza sobre o futuro das reformas econômicas e das novas fontes de financiamento externo.
Ainda no exterior, o mercado também repercutiu a renúncia do primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, ao cargo de líder do Partido Liberal Democrata. A decisão abriu espaço para um período potencialmente longo de paralisia política, em um momento delicado para o país.
Anúncios
Já no Brasil, a atenção continua voltada para a continuidade do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus pela tentativa de golpe de Estado em 2023. A expectativa é que a 1ª turma do supremo Tribunal Federal (STF) dê início à fase de deliberações a partir de amanhã.
Investidores também ficaram de olho nas commodities nesta segunda-feira (8). O petróleo fechou em alta na sessão, após Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) ter anunciado que ampliará a produção do óleo a partir de outubro. Com isso, ações dos setores de Óleo e Gás ficaram no radar.
Além disso, o preço do ouro no mercado à vista ultrapassou pela primeira vez a marca de US$ 3.600 por onça-troy (unidade de medida usada no mercado internacional para pesar metais preciosos, equivalente a 31,1 gramas). Esse movimento indica uma maior procura pelo ouro e reforça a leitura de que investidores aguardam um possível corte de juros por parte do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) na próxima semana.
Na agenda econômica, o boletim Focus mostrou que as expectativas dos economistas para a inflação em 2025 permanecem em 4,85%. Para os próximos dias, são esperados novos dados de emprego e inflação nos EUA.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,07%;
- Acumulado do mês: -0,09%;
- Acumulado do ano: -12,35%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,59%;
- Acumulado do mês: +0,26%;
- Acumulado do ano: +17,88%.
Fonte: Valor