Anúncios
O dólar fechou em alta de 0,19% nesta quinta-feira (31), cotado em R$ 5,6008. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, teve queda de 0,69%, aos 133.071 pontos.
Sem outros eventos importantes, os investidores continuam a avaliar os efeitos do tarifaço no Brasil, agora considerando a longa lista de exceções determinadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Anúncios
Junto com a confirmação da tarifa de 50% contra o país, o governo norte-americano indicou que ficam de fora mais de 700 itens, abrangendo setores estratégicos como suco de laranja, combustíveis, veículos, aeronaves civis e determinados tipos de metais e madeira.
Em análise para o Estúdio i, o jornalista Thomas Traumann diz que Trump fez ‘recuo considerável’ ao abrir ‘lista de exceções gigante’ no tarifaço. “Nós estamos assistindo, ao mesmo tempo, a um grande avanço na piora das relações políticas entre Brasil e EUA, mas a um recuo considerável na questão comercial.”
Anúncios
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, afirmou em entrevista ao Mais Você, da TV Globo, que a estimativa é de que 35,9% das exportações brasileiras sejam afetadas agora pelo tarifaço.
Ele destacou que um programa de apoio aos setores afetados já está pronto e será anunciado nos próximos dias. “A negociação [com os EUA] não terminou hoje, ela começa hoje”.
“É um perde-perde. Nos atrapalha em mercado, emprego e crescimento, e encarece os produtos americanos”, afirmou.
O mercado também avaliou hoje a decisão do Comitê de Política Monetária do BC, que decidiu interromper o ciclo de alta da taxa básica de juros, mantendo a Selic em 15% ao ano.
O colegiado destacou o cenário de incertezas e sinalizou que os juros devem permanecer nesse patamar nas próximas reuniões. Pelo tom do comunicado, diminuiu a expectativa de cortes ainda em 2025.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,71%;
- Acumulado do mês: +3,08%;
- Acumulado do ano: -9,37%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,34%;
- Acumulado do mês: -4,17%;
- Acumulado do ano: +10,63%.
Fonte: Valor