12 de setembro, 2025

Últimas:

Dólar sobe e vai a R$ 5,43; Ibovespa tem queda

Anúncios

O dólar fechou em alta de 0,32% nesta segunda-feira (1º), primeiro pregão de setembro, cotado a R$ 5,4390. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, recuou 0,10%, para 141.283 pontos, após atingir sua máxima histórica no último pregão.

Com o feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, os investidores voltaram o foco para o Brasil. Durante feriados nos EUA, as bolsas americanas ficam fechadas, reduzindo o número de investidores ativos e o volume de negociações no mundo todo.

Anúncios

 Por isso, o destaque foi o boletim Focus, que reduziu a projeção de inflação para 2025 pela 14ª semana consecutiva. Os analistas também revisaram para baixo as estimativas para 2026 e 2027, enquanto as projeções de Produto Interno Bruto (PIB) foram elevadas.

Ainda sobre o Brasil, a S&P Global divulgou o Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria brasileira. Em agosto, o índice recuou para 47,7 pontos, ante 48,2 em julho, indicando uma queda na confiança dos empresários.

Anúncios

No exterior, os mercados monitoram a cúpula da OCS na cidade chinesa de Tianjin, que reúne os líderes da China, Rússia e Índia, integrantes do bloco regional de segurança.

O encontro amistoso entre as lideranças ocorre dias depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs uma tarifa de importação punitiva total de 50% sobre os produtos indianos, em parte em resposta à compra de petróleo russo por Nova Délhi.

Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.

Dólar

  • Acumulado da semana: +0,32%;
  • Acumulado do mês: +0,32%;
  • Acumulado do ano: -11,99%.

Ibovespa

  • Acumulado da semana: -0,10%;
  • Acumulado do mês: -0,10%;
  • Acumulado do ano: +17,46%.

Fonte: Valor

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Kinaxis Inc. (TSX: KXS), líder em IA na orquestração da cadeia de suprimentos, anunciou hoje uma nova parceria...

Categorias