Anúncios
O dólar fechou em alta de 0,32% nesta segunda-feira (1º), primeiro pregão de setembro, cotado a R$ 5,4390. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, recuou 0,10%, para 141.283 pontos, após atingir sua máxima histórica no último pregão.
Com o feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, os investidores voltaram o foco para o Brasil. Durante feriados nos EUA, as bolsas americanas ficam fechadas, reduzindo o número de investidores ativos e o volume de negociações no mundo todo.
Anúncios
Por isso, o destaque foi o boletim Focus, que reduziu a projeção de inflação para 2025 pela 14ª semana consecutiva. Os analistas também revisaram para baixo as estimativas para 2026 e 2027, enquanto as projeções de Produto Interno Bruto (PIB) foram elevadas.
Ainda sobre o Brasil, a S&P Global divulgou o Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria brasileira. Em agosto, o índice recuou para 47,7 pontos, ante 48,2 em julho, indicando uma queda na confiança dos empresários.
Anúncios
No exterior, os mercados monitoram a cúpula da OCS na cidade chinesa de Tianjin, que reúne os líderes da China, Rússia e Índia, integrantes do bloco regional de segurança.
O encontro amistoso entre as lideranças ocorre dias depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs uma tarifa de importação punitiva total de 50% sobre os produtos indianos, em parte em resposta à compra de petróleo russo por Nova Délhi.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,32%;
- Acumulado do mês: +0,32%;
- Acumulado do ano: -11,99%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,10%;
- Acumulado do mês: -0,10%;
- Acumulado do ano: +17,46%.
Fonte: Valor