29 de dezembro, 2025

Últimas:

Dólar sobe e fecha em R$ 5,57; Ibovespa cai

Anúncios

O dólar encerrou a sessão desta segunda-feira (29) em alta de 0,48%, cotado a R$ 5,5706. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em queda de 0,25%, aos 160.490 pontos.

A semana começa mais lenta por conta do calendário de fim de ano, período em que os mercados operam com menor volume de negócios.

Anúncios

“O mercado está com a liquidez comprometida. O ambiente nestes três dias vai ser favorável a volatilidade por conta disso”, disse à agência Reuters o diretor da assessoria FB Capital, Fernando Bergallo.

Na política externa, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (28) que está muito perto de fechar um plano de paz para a Ucrânia, mas admitiu que as negociações seguem travadas em pontos sensíveis.

Anúncios

Entre os pontos em discussão, o americano ofereceu garantias de segurança à Ucrânia por um período de 15 anos, mas o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu um prazo mais longo, de até 50 anos.

A Rússia disse concordar com a afirmação de Trump de que o fim “está mais próximo do que nunca”, mas o governo de Vladimir Putin exige a retirada de tropas ucranianas do Donbass, região atualmente controlada em sua maior parte pelo Exército russo.

Ainda nesta semana, o mercado acompanha a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve. O banco central dos EUA reduziu a taxa de juros do país em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 3,50% a 3,75% ao ano — o menor nível desde setembro de 2022.

Agentes do mercado buscam pistas sobre quando poderão contar com novas reduções de juros nos EUA para orientar suas decisões de investimento.

No Brasil, foi divulgada mais uma edição do boletim Focus, do Banco Central. A projeção de inflação para 2025 foi reduzida pela sétima semana consecutiva, para 4,32%. Para 2026, também houve leve recuo, para 4,05%.

Nesta semana, o mercado monitora a divulgação de dados de emprego no Brasil. O IBGE divulga a taxa de desemprego de novembro nesta terça-feira (30). No mesmo dia, o Ministério do Trabalho publica o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede o emprego formal.

Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado:

Dólar

  • Acumulado da semana: +0,27%;
  • Acumulado do mês: +3,91%;
  • Acumulado do ano: -10,29%.

Ibovespa

  • Acumulado da semana: +1,53%;
  • Acumulado do mês: +1,15%;
  • Acumulado do ano: +33,76%.

Fonte: Valor

Talvez te interesse

Últimas

Solução atende consumidores que planejam viagens de curto, médio e longo prazo...

Categorias