Anúncios
O dólar fechou em alta de 0,75% nesta sexta-feira (24), cotado a R$ 5,5613. O momento é de cautela entre os investidores, conforme se aproxima o início do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previsto para 1º de agosto.
Até o momento, apenas três acordos comerciais foram anunciados, e não há sinais de que o Brasil e os EUA vão chegar em um consenso para evitar as taxas de 50% imposta sobre produtos brasileiros. O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, encerrou em queda de 0,21%, aos 133.524 pontos.
Anúncios
A falta de progresso nas negociações do Brasil com os EUA continua a preocupar os mercados. Na quinta-feira o presidente Lula (PT) afirmou que Trump não quer conversar sobre a tarifa de 50% prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. Ele disse também que, se o líder americano quiser conversar, o Brasil “está pronto”.
Já nesta sexta-feira (25), o blog do Valdo Cruz informou que interlocutores do presidente Lula (PT) que estão em Nova York contaram que Trump não autorizou sua equipe a abrir diálogo com o Brasil.
Anúncios
Além disso, o mercado também aguarda as negociações entre Trump e União Europeia (UE). Diplomatas europeus disseram à mídia internacional que o novo tratado deve estabelecer tarifas de 15% ao bloco europeu. (entenda mais abaixo)
Se confirmado, esse seria o 4º acordo feito pelos EUA desde que o republicano começou a enviar cartas com tarifas mínimas a diversos líderes. Nesta semana, também foram anunciados tratados com o Japão — classificado por Trump como o “maior da história” — e com as Filipinas.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,47%;
- Acumulado do mês: +2,35%;
- Acumulado do ano: -10,01%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,11%;
- Acumulado do mês: -3,84%;
- Acumulado do ano: +11,01%.
Fonte: Valor