Anúncios
O dólar fechou o primeiro pregão da semana em alta de 0,68%, cotado a R$ 5,4348. O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, encerrou com uma alta de 0,72%, aos 137.322 pontos.
Investidores passaram o dia atentos aos desdobramentos do encontro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, e aliados europeus. A expectativa é que a conversa faça avançar as tratativas para o fim da guerra com a Rússia.
Anúncios
Já no cenário interno, os investidores aguardam o envio do documento do governo brasileiro em resposta à investigação comercial aberta pelos Estados Unidos, a pedido de Trump.
Em julho, o representante de Comércio dos EUA informou a abertura da investigação, solicitada por Trump. O processo misturou argumentos comerciais e políticos para justificar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, citando questões como desmatamento, o uso do PIX e até o comércio popular da rua 25 de Março.
Anúncios
Também nesta segunda-feira, Vladimir Putin telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma chamada de 30 minutos. Segundo o Palácio do Planalto, o presidente russo compartilhou informações sobre a reunião que teve na sexta-feira com Trump, a respeito da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Na agenda de indicadores internos, o Banco Central divulgou na manhã desta segunda-feira o boletim Focus, com projeções de economistas para inflação, Produto Interno Bruto (PIB), Selic e câmbio. Pela primeira vez desde janeiro, o mercado reduziu a estimativa de inflação de 2025 para abaixo de 5%.
Já o IBC-Br — indicador do Banco Central que funciona como prévia do PIB — apontou crescimento de 0,3% no segundo trimestre deste ano.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana:+0,68%;
- Acumulado do mês: -2,96%;
- Acumulado do ano: -12,05%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,31%;
- Acumulado do mês: +2,46%;
- Acumulado do ano: +13,35%.
Fonte: Valor