Anúncios
O dólar fechou em alta nesta terça-feira (21), cotado a R$ 5,3900. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em queda de 0,29%, aos 144.085 pontos.
Investidores seguem atentos à possibilidade de um encontro entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de discursos de dirigentes de bancos centrais. O cenário fiscal do Brasil também fica no radar.
Anúncios
Nesta terça, o presidente da República embarca para uma viagem à Indonésia e à Malásia, onde vai participar da reunião da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Há a expectativa de que Lula e Donald Trump, tenham um encontro reservado durante a cúpula.
Em dia de agenda esvaziada de indicadores, o mercado também ficou atento ao exterior e às movimentações em Brasília, onde o governo busca uma solução para o Orçamento após o Congresso ter arquivado no início do mês a medida provisória sobre taxação de aplicações financeiras.
Anúncios
Ainda no cenário local, o mercado repercute o pedido de recuperação judicial da Ambipar, empresa de gestão de resíduos, e o relatório de produção da Vale, a ser divulgado após o fechamento.
Nos índices econômicos, o destaque fica para o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), o indicador registrou variação negativa de 0,38% na segunda prévia de outubro.
No exterior, a conservadora Sanae Takaichi foi eleita a primeira mulher primeira-ministra do Japão nesta terça-feira. A expectativa é que Takaichi, que é aliada do ex-premiê, Shinzo Abe, retome estímulos governamentais ao tentar impulsionar a economia japonesa.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,28%;
- Acumulado do mês: +1,27%;
- Acumulado do ano: -12,78%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,48%;
- Acumulado do mês: -1,47%;
- Acumulado do ano: +19,79%.
Fonte: Valor