14 de novembro, 2025

Últimas:

Dólar marca em julho maior valor desde janeiro de 2022

Dólar sobe e fecha em R$ 5,29; Bolsa cai

Anúncios

O dólar fechou em alta de 0,10% nesta quinta-feira (13), cotado a R$ 5,2975. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em queda na última hora do pregão.

O cenário internacional voltou ao foco dos investidores, após o fim da paralisação do governo americano e diante das novas movimentações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. No campo doméstico, as atenções se voltam a indicadores econômicos e ao ambiente político, que seguem influenciando as projeções para os juros e as próximas eleições.

Anúncios

Nos EUA, o presidente Donald Trump sancionou o projeto que garante recursos para o funcionamento do governo, encerrando a paralisação de 43 dias — a mais longa da história. Com isso, abre-se espaço para a divulgação de indicadores econômicos atrasados, essenciais para as decisões do Federal Reserve (Fed), o banco central americano.

Em Washington, o chanceler brasileiro Mauro Vieira se reuniu nesta quinta-feira com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. O encontro tratou sobre as tarifas impostas por Trump sobre produtos brasileiros, como café e carne, que chegaram a 50% e atingem cerca de 60% das exportações desde agosto. (Entenda mais abaixo)

Anúncios

No Brasil, as vendas do comércio varejista caíram 0,3% em setembro, contrariando as expectativas de alta de 0,3%. Na comparação anual, o avanço foi de 0,8%, também abaixo da projeção de 2%. O resultado reforça sinais de desaceleração da economia em meio à política de juros elevados.

A pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje mostra que Lula segue à frente nos cenários de segundo turno para 2026, mas a diferença para Jair Bolsonaro diminuiu: 42% a 39%, ante 46% a 36% em outubro. O levantamento indica também redução da vantagem do presidente sobre outros possíveis adversários.

Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.

Dólar

  • Acumulado da semana: -0,72%;
  • Acumulado do mês: -1,53%;
  • Acumulado do ano: -14,28%.

Ibovespa

  • Acumulado da semana: +2,32%;
  • Acumulado do mês: +5,41%;
  • Acumulado do ano: +31,05%.

Fonte: Valor

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios No próximo sábado, dia 15 de novembro, das 9 às 14 horas, a Praça do Bosque Emílio Pedutti será...

Categorias