Anúncios
O dólar encerrou a sessão desta sexta-feira (13) em alta de 0,57%, cotado a R$ 5,2293. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em queda de 0,69%, aos 186.464 pontos.
O destaque da sessão ficou com os novos dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos. O índice subiu 0,2% no mês passado, em uma desaceleração em relação à taxa não revisada de dezembro, de 0,3%. O número também veio abaixo do previsto pelo mercado, de 0,3%. Em 12 meses o índice aumentou 2,4%, também abaixo do observado no mês anterior (2,7%).
Anúncios
O resultado foi divulgado com atraso por conta da paralisação de três dias do governo federal americano na última semana. Mesmo em desaceleração, o resultado ainda representa uma inflação acima da meta do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), indicando que as taxas de juros do país podem permanecer elevadas por mais tempo.
Na agenda econômica brasileira, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de fevereiro caiu 0,42%, após alta de 0,29% no mês anterior, em resultado mais fraco do que o esperado. Com isso, o índice passou a acumular deflação de 2,25% em 12 meses, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Anúncios
As vendas no varejo brasileiro também ficam no radar. O indicador recuou 0,4% em dezembro na comparação com o mês anterior e subiram 2,3% sobre um ano antes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No cenário político, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli solicitou o afastamento da relatoria do caso Banco Master. Com isso, os atos praticados pelo ministro no inquérito ficam mantidos, cabendo ao novo relator, André Mendonça, tomar novas decisões no caso.
Já no ambiente corporativo, o mercado avaliou os resultados da Usiminas (USIM5) e da Vale (VALE3), que encerrou o quarto trimestre no vermelho. Também segue no radar o calote de R$ 3,6 bilhões informado pelo Banco do Brasil em seu balanço financeiro. Os papéis do BB registraram queda de mais de 2,31% nesta sexta-feira, devolvendo todo o ganho da véspera.
Veja abaixo mais detalhes do dia no mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,17%;
- Acumulado do mês: -0,35%;
- Acumulado do ano: -4,73%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,92%;
- Acumulado do mês: +2,81%;
- Acumulado do ano: +15,73%.
Fonte: Valor