21 de junho, 2025

Últimas:

Dólar sobe e fecha a R$ 5,52; bolsa cai

Anúncios

O dólar fechou em alta de 0,45% nesta sexta-feira (20), cotado a R$ 5,5248. Já a bolsa de valores encerrou o dia em queda de 1,15%, aos 137.116 pontos.

Na reabertura dos mercados após o feriado, investidores reagiram à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), anunciada na quarta-feira (18), de elevar a taxa básica de juros do Brasil para 15% ao ano — maior patamar da Selic em quase 20 anos.

Anúncios

Tão importante quanto a decisão em si era o conteúdo do comunicado. O Banco Central (BC) declarou que pretende interromper a elevação da taxa básica de juros para observar seus impactos na economia, mas observou que os juros devem seguir elevados por um período “bastante prolongado”.

Na quarta, o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, também anunciou sua decisão sobre juros — que veio em linha com o esperado. A instituição manteve as taxas inalteradas na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano e seguiu com sua previsão de realizar dois cortes até o fim de 2025, totalizando uma redução de 0,50 ponto percentual (p.p.) no período.

Anúncios

Além da reação às decisões de juros, os investidores seguiram atentos ao conflito entre Israel e Irã, principalmente após Trump subir o tom contra Teerã e ameaçar interferir no confronto. Na quinta-feira (19), o presidente Donald Trump afirmou que tomará uma decisão sobre o envolvimento direto dos EUA na guerra nas duas próximas semanas, enquanto busca negociar com os iranianos.

O dia, portanto, foi marcado por instabilidade nos mercados globais, com investidores buscando mais segurança no dólar. O risco de bloqueio no Estreito de Ormuz, principal rota marítima para transporte de petróleo, também preocupa o mercado, já que pode causar uma disparada no preço do petróleo — que avançou cerca de 10% desde o início da guerra.

Os mercados também seguem cautelosos diante das incertezas comerciais, à medida que se aproxima o prazo para o fim da suspensão do tarifaço imposto por Donald Trump, que afetou mais de 180 países. Washington ainda busca concluir acordos com seus principais parceiros.

Entenda abaixo como esses fatores impactam o mercado.

Dólar

  • Acumulado da semana: -0,32%;
  • Acumulado do mês: -3,38%;
  • Acumulado do ano: -10,60%.

Ibovespa

  • Acumulado da semana: -0,07%;
  • Acumulado do mês: +0,07%
  • Acumulado do ano: +13,99%.

Fonte: Valor

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios No próximo final de semana, dias 21 e 22 de junho, a Prefeitura de Botucatu promoverá duas atividades como...

Categorias