Anúncios
O dólar operou com volatilidade nesta terça-feira (24), mas fechou em alta de 0,29%, cotado a R$ 5,5188. O Ibovespa, por sua vez, avançou 0,45%, aos 137.165 pontos.
A guerra no Oriente Médio ficou no centro das atenções dos investidores. O Irã declarou hoje o fim do conflito com Israel, após 12 dias de combates. Do lado israelense, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Eyal Zamir, confirmou o fim dos ataques ao território iraniano e afirmou que o foco agora voltará a ser a Faixa de Gaza.
Anúncios
Na véspera, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a trégua havia sido estabelecida e que o conflito seria completamente encerrado nesta terça-feira. Mesmo com acusações entre Israel e Irã de violar o acordo, vieram os anúncios de fim do conflito.
A proximidade do fim do prazo de suspensão do tarifaço imposto por Trump, que afetou mais de 180 países, também segue no radar dos investidores. Washington ainda busca concluir acordos com seus principais parceiros. Nesta terça-feira, o jornal britânico “Financial Times” informou que a União Europeia prepara tarifas retaliatórias para garantir melhor acordo comercial com o republicano.
Anúncios
Nesse sentido, o mercado também segue atento a eventuais posicionamentos do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), em meio a sinais de que a instituição ainda espera para ver quais serão os efeitos das tarifas nos preços norte-americanos antes de baixar os juros do país.
No Brasil, investidores repercutiram a ata do Comitê de Política Monetária (Copom). O documento, divulgado nesta terça-feira (24) pelo BC, reforçou a indicação da instituição no comunicado da semana passada, quando o colegiado disse que pretende interromper o ciclo de altas de juros para observar seus impactos na economia.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,11%;
- Acumulado do mês: -3,48%;
- Acumulado do ano: -10,69%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,04%;
- Acumulado do mês: +0,10%
- Acumulado do ano: +14,03%.
Fonte: Valor