Anúncios
O dólar fechou em alta de 0,62% nesta quarta-feira (10), negociado a R$ 5,4686. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avançou 0,69%, aos 159.075 pontos.
Os investidores reagiram à decisão sobre os juros nos Estados Unidos, enquanto aguardavam a definição da Selic na última Superquarta do ano. A inflação de novembro e o cenário político, com a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro, também ficaram no radar.
Anúncios
Lá fora, o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, reduziu as taxas de juros do país em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 3,50% a 3,75% ao ano — menor nível desde setembro de 2022.
A decisão já era aguardada pelos agentes do mercado. Por isso, o foco estava direcionado às projeções para o próximo ano. O Fed indicou apenas um corte nas taxas em 2026 — abaixo das expectativas do mercado —, o que decepcionou grande parte dos investidores.
Anúncios
No Brasil, o Copom anuncia às 18h30 se manterá a Selic em 15% ao ano. A expectativa é de estabilidade, mas os investidores buscam sinais sobre quando começará o ciclo de cortes, se em janeiro ou março do ano que vem.
O IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, com alta de 0,18% no mês e acumulado de 4,46% em 12 meses. O IPCA-15 já havia sinalizado desaceleração ao marcar 4,5% na prévia.
No campo político, a Câmara aprovou o texto-base do projeto que reduz a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos por tentativa de golpe.
A possível mudança reacende especulações sobre o impacto nas eleições de 2026 e afeta o humor do mercado. O foco está na eventual candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência.
Analistas temem que o filho de Jair Bolsonaro entre na corrida eleitoral. O receio é que o nome dele possa enfraquecer a disputa do centro-direita e aumentar as chances de reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Agentes do mercado acreditam que a manutenção do governo atual tornaria mais difícil realizar ajustes robustos nas contas públicas, o que impacta negativamente o Ibovespa e o câmbio.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado:
Dólar
- Acumulado da semana: +0,66%;
- Acumulado do mês: +2,50%;
- Acumulado do ano: -11,51%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,08%;
- Acumulado do mês: 0,00%;
- Acumulado do ano: +32,25%.
Fonte: Valor