Anúncios
O dólar fechou em alta de 0,35% nesta terça-feira (9), cotado a R$ 5,4358. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, recuou 0,12%, aos 141.618 pontos.
Em um dia com poucos eventos econômicos no Brasil, os investidores acompanharam o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado.
Anúncios
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação de Bolsonaro e dos outros réus. O ministro Flávio Dino, segundo a votar, acompanhou o relator do caso. Com isso, o placar provisório é de 2 a 0 a favor da condenação.
Com a conclusão do julgamento prevista para sexta-feira (12), a percepção no mercado é de que a condenação de Bolsonaro é praticamente certa. A preocupação, no entanto, é que a decisão possa provocar novas reações negativas por parte do governo dos Estados Unidos.
Anúncios
No cenário internacional, o Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA (BLS) divulgou nesta terça a revisão anual do payroll. A última atualização indicava 818 mil empregos a menos que o estimado para o período de um ano, mas a revisão atual apontou que, nos 12 meses até março, foram criados 911 mil empregos a menos do que o previsto.
Ainda no cenário internacional, na segunda-feira, após a derrota de Javier Milei na província de Buenos Aires — seu primeiro grande teste eleitoral desde a denúncia de corrupção envolvendo sua irmã —, o índice S&P Merval caiu 13,25% na Bolsa de Buenos Aires. Já o peso argentino acumula desvalorização de 27,4% em relação ao dólar em 2025.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,42%;
- Acumulado do mês: +0,26%;
- Acumulado do ano: -12,04%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,72%;
- Acumulado do mês: +0,13%;
- Acumulado do ano: +17,73%.
Fonte: Valor