20 de dezembro, 2025

Últimas:

Dólar sobe e fecha a R$ 5,42; Ibovespa avança

Anúncios

O dólar fechou em alta de 0,23% nesta segunda-feira (15), negociado a R$ 5,4228. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avançou 1,07%, aos 162.482 pontos.

Os investidores iniciaram a semana atentos a indicadores que irão influenciar as expectativas para a economia no Brasil e nos Estados Unidos. Ao longo do dia, ganharam destaque dados locais, além de projeções e declarações do banco central norte-americano.

Anúncios

No Brasil, o principal indicador desta segunda-feira foi o IBC-Br. Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador caiu 0,2% em outubro frente a setembro, resultado próximo ao esperado pelo mercado, que projetava recuo de 0,3%.

Mais cedo, o Banco Central também publicou o boletim Focus, que reúne estimativas de mais de 100 instituições financeiras. O relatório apontou nova redução nas expectativas de inflação para 2025 e 2026, marcando o quinto e o quarto recuos consecutivos, respectivamente.

Anúncios

Os dados impulsionaram o Ibovespa, enquanto investidores alimentam a expectativa por corte na taxa básica de juros do Brasil no ano que vem.

Nos EUA, os investidores acompanharam o Índice Empire Manufacturing, que mede a atividade industrial em dezembro. Além disso, reagiram a discursos de dirigentes do Federal Reserve. John Williams, presidente do Fed em Nova York, afirmou que a política monetária “está em boa posição”.

O mercado também aguarda indicadores econômicos americanos importantes ao longo da semana, como o relatório de emprego (Payroll) e o índice de preços ao consumidor (CPI).

Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado:

Dólar

  • Acumulado da semana: +2,16%;
  • Acumulado do mês: 1,07%;
  • Acumulado do ano: +33,66%.

Ibovespa

  • Acumulado da semana: +2,16%;
  • Acumulado do mês: 1,07%;
  • Acumulado do ano: +33,66%.

Fonte: Valor

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O Brasil alcançou nesta sexta-feira (19) o recorde de 9 milhões de turistas internacionais em 2025. A marca histórica...

Categorias