Anúncios
O dólar fechou em alta de 0,12% nesta segunda-feira (12), cotado a R$ 5,3719. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, teve uma queda de 0,13%, aos 163.150 pontos.
As tensões entre a Casa Branca e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) voltaram ao centro das atenções após o presidente Donald Trump elevar novamente o tom contra o chefe da instituição, Jerome Powell. Dados econômicos do Brasil e declarações de dirigentes do Fed também estiveram no radar.
Anúncios
Nos EUA, Trump intensificou a pressão sobre o Fed ao ameaçar indiciar Powell por declarações feitas ao Congresso sobre um projeto de reforma de um edifício. O dirigente classificou a iniciativa como um “pretexto” para ampliar a influência política sobre a definição das taxas de juros no país e afirmou que não cederá à pressão.
Com a tensão entre a Casa Branca e o Fed, o futuro das taxas de juros e a independência do banco central dos EUA voltaram ao foco. Dessa forma, declarações de dirigentes da instituição passaram a atrair a atenção dos investidores.
Anúncios
No Brasil, a semana começou com a divulgação do Boletim Focus. A projeção para a inflação de 2026 foi reduzida de 4,06% para 4,05%, enquanto as estimativas para 2027, 2028 e 2029 permaneceram estáveis em 3,80%, 3,50% e 3,50%, respectivamente.
Também na agenda doméstica, o presidente do TCU, Vital do Rêgo, se reuniu com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e diretores da autoridade monetária para tratar do impasse envolvendo o Banco Master.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,12%;
- Acumulado do mês: -2,13%;
- Acumulado do ano: -2,13%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,13%;
- Acumulado do mês: +1,26%;
- Acumulado do ano: +1,26%.
Fonte: Valor