16 de janeiro, 2026

Últimas:

Dólar marca em julho maior valor desde janeiro de 2022

Dólar sobe e fecha a R$ 5,37; Ibovespa cai

Anúncios

O dólar fechou em alta de 0,08% nesta sexta-feira (16), cotado a R$ 5,3725. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em queda de 0,46%, aos 164.800 pontos.

Os investidores ficaram atentos a uma combinação de indicadores econômicos e compromissos políticos. No Brasil, dados de atividade e eventos oficiais dividiram espaço com notícias corporativas, enquanto, no exterior, números da indústria e falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) entraram no radar.

Anúncios

Por aqui, o destaque ficou com a divulgação do IBC-Br de novembro, indicador considerado uma prévia do PIB brasileiro. O índice avançou 0,7% frente a outubro, acima da expectativa do mercado, que projetava alta de 0,3%. Na comparação anual, houve crescimento de 1,2%, e, no acumulado de 12 meses, o ganho chegou a 2,4%.

Os dados indicam que a atividade econômica no Brasil segue resiliente, o que coloca em dúvida um corte de juros em março.

Anúncios

Também na agenda interna, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participaram de evento que marca os 90 anos da criação do salário-mínimo.

Lula ainda teve um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa. Em pronunciamento, o presidente brasileiro afirmou que o Mercosul busca abrir outros mercados após concluir o acordo comercial com a União Europeia e fazer parcerias com o mundo todo, em especial com o Canadá, México, Vietnã, Japão e China.

No noticiário corporativo, as atenções ficaram com a Petrobras, que encerrou 2025 com uma produção acima das metas estabelecidas pela companhia. A alta de cerca de 1% nos papéis preferenciais da empresa ajudou a evitar perdas maiores no Ibovespa.

No exterior, as atenções aos novos dados de atividade dos EUA. A produção industrial americana cresceu 0,2% em dezembro, segundo informações do Fed, impulsionada por uma alta na fabricação de metais primários que compensou a queda nas fábricas de montagem de veículos automotores.

Além disso, as tensões geopolíticas também ficam no radar. Nesta sexta-feira, o presidente americano, Donald Trump, ameaçou impor tarifas aos países que forem contrários aos seus planos de adquirir a Groenlândia.

Dólar

  • Acumulado da semana: +0,14%;
  • Acumulado do mês: -2,12%;
  • Acumulado do ano: -2,12%.

Ibovespa

  • Acumulado da semana: +1,35%;
  • Acumulado do mês: +2,76%;
  • Acumulado do ano: +2,76%.

Fonte: Valor

Talvez te interesse

Últimas

Criado no Brasil, o Angel Boss é uma plataforma digital que reúne conteúdos editoriais sobre moda masculina, luxo, lifestyle e...

Categorias