25 de setembro, 2025

Últimas:

Dólar sobe e fecha a R$ 5,33; Ibovespa cai

Anúncios

O dólar fechou em alta de 0,33% nesta segunda-feira (22), cotado a R$ 5,3376. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa, recuou 0,52%, aos 145.109 pontos, quebrando uma sequência de recordes.

O mercado monitorou as novas sanções dos EUA contra brasileiros — o que gera receio a investidores. Enquanto isso, aguarda a ata da última reunião do Copom e os dados do IPCA-15, em busca de sinais sobre o rumo dos juros no Brasil. Nos EUA, são esperados dados do PIB e do consumo nesta semana.

Anúncios

Os desdobramentos políticos e as falas de líderes do setor financeiro também estão no radar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Embora não haja previsão de encontro oficial, há expectativa de que Lula possa conversar com Donald Trump, em meio à sobretaxa de 50% aplicada por Washington sobre produtos brasileiros.

Anúncios

Ainda diante do impasse diplomático entre Brasil e EUA, o governo Trump anunciou nesta segunda-feira novas sanções a brasileiros, entre eles Viviane Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, e Jorge Messias, advogado-geral da União, com base na Lei Magnitsky.

A medida integra a estratégia de retaliação do governo americano à decisão do STF, que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado em agosto.

Antes da abertura do mercado, o Banco Central divulgou o boletim Focus, mostrando que os economistas mantiveram a previsão de inflação para este ano em 4,83%. Pela frente, investidores aguardam o IPCA-15, considerado a prévia da inflação, a ser divulgado na quinta-feira.

Durante a manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou do evento Macro Day do BTG Pactual. O chefe da equipe econômica criticou os gastos herdados da gestão anterior e o impacto da ‘Tese do Século’ nas contas públicas.

Nos EUA, o mercado acompanhou os discursos de representantes do banco central americano. Alguns deles disseram não haver espaço para novos cortes de juros neste ano. Por outro lado, documento divulgado na última decisão do Fed indica duas reduções, em outubro e dezembro.

Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.

Dólar

  • Acumulado da semana: +0,33%;
  • Acumulado do mês: -1,55%;
  • Acumulado do ano: -13,63%.

Ibovespa

  • Acumulado da semana: -0,51%;
  • Acumulado do mês: +2,61%;
  • Acumulado do ano: +20,65%.

Fonte: Valor

Talvez te interesse

Últimas

EAD supera ensino presencial pela 1ª vez no Brasil. Dos 10,2 mi de universitários, 50,7% estão online. Modalidade cresceu 286%...

Categorias