Anúncios
O dólar fechou em alta de 0,16% nesta terça-feira (10), negociado a R$ 5,1962, um dia depois de fechar no menor patamar desde maio de 2024. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em queda de 0,17%, aos 185.929 pontos.
No Brasil, o destaque ficou com a divulgação do IPCA, índice oficial de inflação. Segundo o IBGE, os preços subiram 0,33% em janeiro e acumulam alta de 4,44% em 12 meses, um pouco acima das projeções do mercado, que apontavam avanço de 0,32% no mês e de 4,43% no acumulado anual.
Anúncios
O resultado reforçou a percepção de investidores de que o Banco Central (BC) pode ser mais cauteloso nas decisões sobre cortes de juros, o que pressionou o Ibovespa.
A participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em um evento promovido pelo BTG Pactual também ficou no radar. Em seu discurso, Haddad defendeu um novo desenho para os gastos sociais e fez comentários sobre o caso Master. O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent também esteve presente no evento.
Anúncios
Nos EUA, investidores avaliaram uma série de indicadores econômicos e falas recentes de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). A presidente da distrital do Fed em Cleveland, Beth Hammack, afirmou nesta terça que os juros do país devem permanecer inalterados “por um bom tempo”.
Entre os indicadores americanos, as vendas no varejo permaneceram inalteradas em dezembro, conforme as famílias reduziram gastos com veículos e outros itens de alto valor. Dados de preços de importados e dos estoques de empresas e do petróleo também ficam no foco, em meio à espera pelo relatório de empregos (payroll), previsto para amanhã (11).
Veja abaixo mais detalhes do dia no mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +1,50%;
- Acumulado do mês: 2,38%;
- Acumulado do ano: 15,24%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,63%;
- Acumulado do mês: +2,52%;
- Acumulado do ano: +15,39%.
Fonte: Valor