Anúncios
O dólar fechou a sessão desta terça-feira (26) em alta de 0,34%, cotado a R$ 5,4338. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em queda de 0,18%, aos 137.771 pontos.
O destaque do dia foi o anúncio de demissão de Lisa Cook, dirigente do conselho do Federal Reserve (Fed), feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Anúncios
Trump anunciou a decisão nas redes sociais, em mais um ataque à independência do banco central dos EUA. O presidente dos EUA acusou a dirigente de fraude em hipotecas e afirmou não confiar na integridade de Cook.
O advogado de Cook afirmou que ela recorrerá à Justiça contra a tentativa de afastá-la do cargo. A economista declarou que “não há motivo legal” para sua demissão e garantiu que não vai renunciar.
Anúncios
Durante a tarde, o Fed emitiu um comunicado que diz que os diretores da instituição têm mandatos longos e fixos, e que só podem ser afastados pelo presidente dos EUA “por justa causa”.
No Brasil, foi divulgada a prévia da inflação de agosto, o IPCA-15. O índice recuou 0,14% no mês de agosto, registrando primeira queda do índice em mais de dois anos. Porém, o resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado, que projetava uma queda maior, entre 0,19% e 0,22%.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,15%;
- Acumulado do mês: -2,98%;
- Acumulado do ano: -12,07%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,17%;
- Acumulado do mês: +3,50%;
- Acumulado do ano: +14,50%.
Fonte: Valor