14 de agosto, 2025

Últimas:

Dólar sobe a R$ 5,44; Ibovespa fecha em queda

Anúncios

O dólar fechou a sessão desta segunda-feira (11) em alta de 0,14%, cotado a R$ 5,4434. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em queda de 0,21%, aos 135.623 pontos.

Após uma semana de tensões entre Estados Unidos e Brasil, o governo Lula deve alinhar os últimos detalhes do plano de contingência em resposta à taxação de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A expectativa é que as medidas sejam anunciadas até amanhã.

Anúncios

Em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a reunião com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, foi cancelada após atuação de “forças de extrema direita”.

“A militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca teve conhecimento da minha fala, agiu junto a alguns assessores, e a reunião virtual que seria na quarta-feira foi desmarcada”, disse Haddad.

Anúncios

No Brasil, o mercado acompanhou discurso do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em evento em São Paulo. Ele afirmou que o tarifaço era visto como uma “oportunidade de proteção” diante da pouca dependência comercial do Brasil, mas é esperada um freio na economia.

Ele também comentou que o BC segue atento aos sinais econômicos, mas evitou indicar quando novos cortes de juros podem ocorrer. “Tivemos um aumento da incerteza e temos mais riscos”, afirmou.

“Elevamos a Selic a um patamar restritivo e vamos mantê-la nesse nível para garantir que a inflação convirja para a meta. Essa é a nossa bola, e não podemos tirar o olho dela”, disse Galípolo.

Os investidores avaliam as novas projeções para a economia brasileira com a divulgação do boletim Focus pelo Banco Central (BC) nesta segunda. O mercado financeiro reduziu, pela décima primeira semana consecutiva, a estimativa de inflação para este ano.

Nesta terça-feira, os olhos se voltam para a divulgação da inflação oficial do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No exterior, os desdobramentos do tarifaço ainda são o tema principal. Trump assinou uma ordem executiva que estendeu a trégua tarifária com a China por mais 90 dias. As bolsas de Wall Street fecharam em queda nesta segunda-feira.

Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.

Dólar

  • Acumulado da semana: +0,14%;
  • Acumulado do mês: -2,81%;
  • Acumulado do ano: -11,91%.

Ibovespa

  • Acumulado da semana: -0,21%;
  • Acumulado do mês: +1,92%;
  • Acumulado do ano: +12,75%.

Fonte: Valor

Talvez te interesse

Últimas

O recurso inovador de simulação de câmera permite testes robustos de fluxos de trabalho com captura de imagens e vídeos...

Categorias