Anúncios
O dólar fechou em alta de 0,32% nesta quinta-feira (14), cotado a R$ 5,4175. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, teve queda de 0,24%, aos 136.356 pontos.
Os investidores reagiram ao pacote de ajuda do governo brasileiro para enfrentar o tarifaço e os dados econômicos dos Estados Unidos.
Anúncios
Desde ontem repercute a assinatura da medida provisória do programa “Brasil Soberano”. A proposta inclui uma linha de crédito de R$ 30 bilhões e o adiamento de impostos para empresas mais afetadas pelo tarifaço, mas especialistas alertam para possíveis riscos nas contas públicas.
Ainda nesse tema, o Ministério da Fazenda divulgou o Prisma Fiscal, levantamento mensal com estimativas do mercado sobre as contas. Houve melhora das projeções, mas a pesquisa foi feita antes do pacote de ajuda anunciado pelo governo.
Anúncios
No Ibovespa, as empresas mineradoras são afetadas pela queda do minério, após a China suspender as atividades de construção. Já o setor bancário sobe, com destaque para o Banco do Brasil, que vai divulgar o seu balanço após o fechamento do mercado.
Nos EUA, investidores analisam o índice de preços ao produtor (PPI), que subiu 0,9% em julho, acima das expectativas, e os pedidos semanais de auxílio-desemprego, que vieram abaixo das previsões.
Aqui, o IBGE divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) com resultados de junho. O volume do setor avançou 0,3% frente a maio e registrou alta de 2,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,33%;
- Acumulado do mês: -3,27%;
- Acumulado do ano: -12,33%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,33%;
- Acumulado do mês: +2,47%;
- Acumulado do ano: +13,36%.
Fonte: Valor